Séries teen: o que é ficção e realidade nas produções do gênero

Séries com personagens adolescentes são cada vez mais comuns e faz muito sucesso

Final da segunda temporada de "Stranger Things" - Reprodução/Netflix

“Sex Education”, “Euphoria”, “Elite”, “Eu Nunca...”, a lista de séries adolescentes não tem fim e, provavelmente, jamais terá. É fato que histórias onde adolescentes estão em conflito, vivendo o primeiro amor, descobrindo a sexualidade e até tentando escapar de assassinato, virou tendência entre o público juvenil e adulto. 

Para citar exemplo brasileiro, “As Five”, na Globoplay, também faz muito sucesso no catálogo da plataforma, mostrando o reencontro de cinco amigas que passam seis anos distantes. Mas voltando para o exterior, com a quantidade de séries do gênero sendo lançadas, fica visível que o Ensino Médio americano é bem diferente do nosso. A coluna Uma Série de Coisas desta semana lista algumas características, distinguindo o que é ficção e realidade. Confira:

Baile de Formatura

Ambientação de alguns desfechos marcantes das séries, como o final da segunda temporada de “Stranger Things” e da primeira temporada de “Love, Victor”, o baile de formatura não somente é real nos Estados Unidos como por aqui também. Salvo alguns elementos como o ponche, a nomeação do rei e rainha do baile e outros detalhes da celebração sejam diferentes da nossa festa. 

Uma curiosidade: na vida real não é obrigatório ter um par, como a ficção costuma mostrar.

Guerras de comida no refeitório

O gesto infantil de jogar comida um no outro fica só comédia. Na realidade, as pessoas costumam entender que é preciso evitar o desperdício de alimentos. Os refeitórios são limpos regularmente e possuem regras que devem ser seguidas. 

Seja nas grandes metrópoles como em Gossip Girl, que tem como cenário o luxuoso bairro do Upper East Side em Nova York, 

Ônibus escolar

Nas séries e filmes, um dos elementos principais do ambiente escolar é aquele ônibus amarelo que buscam os alunos, como em “Sex Education”. Fora das telas o veículo também é bem comum, mas nem sempre é amarelo. 

Disciplinas eletivas

Nas faculdades brasileiras, uma das matérias mais comuns fora da grade curricular é a cadeira de Libras. Nos Estados Unidos, tanto nas séries como de verdade, os alunos podem complementar a grade com aulas de marcenaria, artes e esportes.  

Líderes de torcida

“Riverdale”, “Glee”, “Atypical”, elas estão em todo lugar. Elas animam a torcida nos jogos dos times e o título pode até ser um esporte, com torneios e treinamentos que incentivam atletas a competirem profissionalmente. Por aqui a prática é rara, mas faz parte da realidade dos americanos.

Musicais do teatro

São bastante comuns nas escolas americanas. Quem gosta de teatro sabe que o maior prêmio que alguém pode receber é o Tony Awards. No colegial também existe uma premiação, o Jimmy Awards. Diferente dos musicais que assistimos ninguém sai dançando pelos corredores em sincronia. O talento fica apenas para o clube.

*Fernando Martins é jornalista, escritor e grande entusiasta de produções televisivas. Criador do Uma Série de Coisas, escreve semanalmente neste espaço. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Patrimônio de Anne Heche não pode pagar suas dívidas, diz filho, dois anos após morte da atriz
fortuna

Patrimônio de Anne Heche não pode pagar suas dívidas, diz filho, dois anos após morte da atriz

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA
NBA

Bucks perdem em casa e Pacers empatam série nos playoffs da NBA

Newsletter