Três documentários para assistir em streaming

Documentário da Apple homenageia artistas e sua contribuição ao mundo através de cartas dos fãs - Reprodução/AppleTV+

Depois de maratonar os episódios densos de “Dark”, nada melhor do que assistir algo leve e instrutivo para descansar a mente. Foi com esse objetivo que me deparei com três documentários de streaming que vale o tempo: uma nova ramificação da franquia “Explicando”, da Netflix, além de “Home” e “Dear...”, da AppleTV+. 

“Explicando” é uma série documental produzida pela Vox e distribuída pela Netflix. Cada episódio – de duração entre 20 e 30 minutos – consiste em destrinchar um tema específico, com gráficos, correlações simples e linguagem descomplicada. A produção já lançou três derivados com recorte amplo para outros temas. O primeiro foi “Explicando, A Mente”, narrada pela atriz Emma Stone, sobre o que acontece no cérebro humano em ocasiões distintas. O segundo, “Explicando, O Sexo”, com voz da cantora e atriz Janelle Monáe, aborda aspectos dentro do universo sexual. 

A versão mais recente, “Explicando, Coronavírus”, chega com a necessidade de saber mais sobre um vírus que ainda é imprevisível para muitos. Nas três partes do documentário, narrado aqui pelos astros J. K. Simmons (Whiplash), Laura Linney (Ozark) e Idris Elba (Luther), a produção tem foco nas consequências da pandemia e seu surgimento, o que está em jogo na criação de uma vacina eficaz e, por fim, como administrar o medo, ansiedade, insônia e estresse acumulado pelo isolamento social.  

Netflix lança documentário reflexivo sobre o coronavírusDocumentário "Explicando, Coronavírus" é narrado por astros do cinema e da TV

Entrando no catálogo da AppleTV+, duas séries documentais carregam leveza e emoção na mesma medida. “Home” vai interessar principalmente os que curtem arquitetura, a produção explora residências peculiares ao redor do mundo ao mesmo tempo em que conta a história da família que lá reside. O primeiro episódio, por exemplo, é sobre uma família que construiu seu lar dentro de uma estufa, na Suécia, para o filho autista ter mais qualidade de vida. Cada episódio mostra uma casa e país diferentes. Para assistir ao trailer, ative a legenda no vídeo: 

Uma maneira criativa e delicada de mostrar a biografia de pessoas influentes e como elas impactam a cultura e seu público pode ser visto em “Dear”, também no streaming da maçã. Com 10 episódios, sendo um para cada artista, fãs enviam cartas para seus ídolos revelando como o trabalho desses famosos contribuiu para momentos importantes na vida deles e para o mundo. Entre os episódios, destaco os da apresentadora Oprah Winfrey, o cineasta Spike Lee e o cantor Stevie Wonder, que tiveram suas trajetórias tomadas como exemplo na luta contra o racismo em diversas áreas. Para assistir ao trailer, ative a legenda no vídeo: 

Destaques do mês

Pelo visto, julho é o mês das séries documentais, tantas, que listo mais algumas abaixo. Para saber de tudo que chega pelos próximos 30 dias, confira nosso calendário no Instagram do USDC. 

Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão – A história do piloto brasileiro de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos do país, que ganhou três vezes o campeonato mundial e morreu aos 34 anos de idade. Estreia: 01/07. Streaming: Netflix.

#AnneFrank: Vidas Paralelas – A vencedora do Oscar Helen Mirren reconta a trajetória da garotinha judia Anne Frank, que foi morta em um campo de concentração em Bergen-Belsen, na Alemanha, além de explanar sobre outras cinco mulheres sobreviventes ao Holocausto. Estreia: 01/07. Streaming: Netflix.

The Broken and The Bad – Inspirada em “Breaking Bad” e “Better Call Saul”, o documentário apresenta a psicologia dos assassinos de aluguel, golpistas, economia das operações de drogas e outros temas desenvolvidos nas séries de Vince Gilligan. Narrado pelo ator Giancarlo Esposito. Estreia: 09/07 nos Estados Unidos. Data no Brasil ainda não foi anunciada.

Street Food: América Latina – Dos mesmos criadores de “Chef's Table”, os episódios desta série documental mostram a culinária latina local a partir das comidas de rua e os costumes de quem a consomem. Estreia: 21/07. Streaming: Netflix.

Somos Um Só – Duas pessoas vítimas de violência lutam para dar voz àqueles que querem mudar o mundo e ativistas ao redor do mundo se unem para apoiar questões sociais. Estreia: 14/07. Streaming: Netflix.

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele já maratonou mais de 300 produções, totalizando aproximadamente 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Acesse o Portal, Podcast e redes sociais do Uma Série de Coisas neste link

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.