A importância da cera na limpeza do automóvel

Limpeza do carro com cera - Pixabay

Quem não gosta de manter o carro limpinho, não é mesmo? Um dos pontos que mais chamam atenção no veículo é a sua pintura, principalmente quando aparenta estar brilhando e sem riscos. Para tentar manter o automóvel com essa aparência, é recomendado, além da lavagem, o uso de ceras e polidores que evitam o desgaste do verniz do carro. Mas você sabe como aplicá-las? 

De acordo com a Proauto, marca especializada em higienização veicular, o ideal é que essa aplicação aconteça a cada 30 dias, para os automóveis que ficam expostos. Se o carro fica constantemente em garagens cobertas, esse prazo pode se estender para até 60 dias. Além de proteger o brilho da pintura, manter o veículo encerado também ajuda a evitar lavagens frequentes, uma vez que a sujeira não penetra no verniz.

O CEO da Proauto, Rodrigo Boaventura, respondeu às perguntas do Blog Veículos sobre o uso da cera. Confira: 

A cera só é recomendada para prevenir o desgaste da pintura ou caso o veículo já esteja com a mesma desgastada deve-se usar o produto?

A cera garante o brilho e proteção da pintura e deve ser aplicada regularmente. Caso a pintura esteja um pouco mais desgastada, com manchas, oxidações, arranhões e imperfeições, o ideal é aplicar primeiro uma massa de polimento e só então depois preservar seu efeito com a aplicação das ceras. Entretanto, por se tratar de uma solução abrasiva, é preciso ter cuidado com a força exercida durante a aplicação

Qual o melhor jeito de aplicar a cera no automóvel?

Existem diversos tipos de cera, desde as tradicionais até as mais novas versões, em spray e aerossol. Cada uma tem um tipo de aplicação e algumas, como a spray, podem ser aplicadas até mesmo no carro molhado, recém-lavado. Para todos os casos, nunca se deve aplicar a cera com a lataria quente ou exposta ao sol.

É possível encerar o veículo sem lavá-lo?

Não. A superfície precisa estar limpa para receber a cera, caso contrário, as partículas de sujeira podem arranhar e estragar a pintura. Uma alternativa prática é o Lava Autos a Seco da Proauto, que além de limpar já deixa o carro encerrado.

Algumas pessoas relatam que ao passar a cera a poeira “gruda” no carro, fazendo com que ele fique sujo mais rápido. Isso procede?

Não. Pelo contrário, a cera ajuda a repelir a sujeira e mantem o automóvel limpo por mais tempo. Entretanto, não basta só passar a cera - no caso das tradicionais - é preciso polir para retirar o excesso e ativar o brilho.

É recomendado passar cera na parte interna do carro? Caso sim, quais partes?

Se o carro apresentar partes de lataria internamente, a cera pode ser aplicada também. 

Veja também

Os riscos para a saúde dos excessos na páscoa
CANAL SAÚDE

Os riscos para a saúde dos excessos na páscoa

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta
INFLAÇÃO

Campos Neto: Respeitamos todas as críticas, mas missão do BC é trazer inflação para meta

Newsletter