As vantagens do etanol

Saiba os benefícios do etanol - Pixabay

Os recentes aumentos no preço da gasolina podem fazer com que os motoristas optem por consumir mais o etanol. O preço do combustível vegetal, porém, acompanha o aumento da gasolina. Ainda que o valor do etanol esteja equivalente ao da gasolina – comparando preço com rendimento, o álcool possui diversas vantagens que devem ser consideradas na hora da escolha sobre qual combustível utilizar.

Blog Veículos destacou algumas vantagens do etanol:

Menos nocivo ao meio ambiente 

Por ser produzido, principalmente, a partir da cana-de-açúcar ao invés do petróleo, o etanol emite menos gases poluentes na atmosfera. Segundo a Agência Americana de Planejamento Energético (EIA), o etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz, em média, 89% a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa, em comparação à gasolina comum.

“O etanol é uma energia solar liquefeita que promove em seu ciclo de produção impactos totalmente positivos no meio-ambiente, como ficou muito claro, inclusive, nos períodos mais agudos da pandemia, onde houve a diminuição do consumo de gasolina”, destacou o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha.  

Ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo

A gasolina comum pode deixar resíduos nos bicos injetores do veículo, fato que é mais difícil de ocorrer com o etanol. Além disso, o etanol tem a capacidade de remover resíduos deixados pela gasolina por onde o combustível passa. Por isso, especialistas apontam que o álcool deixa o motor do carro limpo. 

É um produto renovável

O petróleo, matéria-prima da gasolina, é um produto fóssil e não-renovável, ou seja, em algum momento ele irá acabar. Com o etanol isso não acontece devido a suas fontes de produção, que só depende da plantação da sua matéria-prima. 

Ajuda na cadeia econômica

O Brasil é um dos principais países produtores de cana-de-açúcar. Com isso, o consumo do etanol aumenta a demanda por esses produtos e ajuda a empregar milhões de brasileiros, contribuindo para a economia local. 

Aumenta a potência de carros flex

Carros que possuem motor flex tendem a andar melhor quando são abastecidos com álcool. Isso acontece devido a taxa de compressão do motor, que é maior com o combustível vegetal. Esse aumento que explica o maior consumo do etanol em relação à gasolina.

 

Veja também

Senado: Flávio Bolsonaro representa contra Kajuru no Conselho de Ética
Atrito

Senado: Flávio Bolsonaro representa contra Kajuru no Conselho de Ética

UFPE publica edital de matrícula relativo ao SISU 2021 com novo cronograma
Graduação

UFPE publica edital de matrícula relativo ao SISU 2021 com novo cronograma