Código de Trânsito Brasileiro sofre alterações e medidas passam a vigorar na próxima segunda (12)

Mudanças no CTB - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por mudanças e os motoristas devem ficar atentos, pois as novas regras passam a vigorar na próxima segunda-feira (12). Entre as mudanças estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que poderá chegar até 10 anos de validade; aumento no limite de pontos para suspensão do direito a dirigir, que pode chegar a 40 pontos; aumento da idade mínima para crianças em motos, que passa a ser de 10 anos, entre vários outros aspectos.    

A lei traz normas gerais para circulação e conduta, mas não se trata de um novo código; houve apenas a criação da Lei 14.071/20 para dar alteração à redação final do CTB (lei 9.503/97). 

É importante ficar informado sobre as mudanças. Por isso, o órgão de trânsito está oferecendo um curso on-line para atualização dos Centros de Formação de Condutores (CFC). O curso também é aberto ao público e está disponível até o dia 30 de abril por meio do link. O curso é promovido pela Coordenadoria de Educação do Trânsito por meio da Gerência de Produção Pedagógica (CTP).

Além das mudanças já citadas anteriormente, um outro ponto incluído no novo CTB, o veículo que não realizar o recall do carro após 1 ano da informação não poderá ser licenciado. 

Aos novos condutores, anteriormente existia uma obrigatoriedade de aulas práticas noturnas, porém a imposição foi retirada do CTB e agora não é mais preciso a realização de aulas durante a noite.  

Alguns prazos também foram alterados, como para comunicação de venda, que agora passa a ser 60 dias; indicação do condutor infrator passa a ser 30 dias; defesa prévia também será de 30 dias, extinção de prazo de 15 dias para realização de novo exame após reprovação, seja o exame teórico ou prático. 

O diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, considera que as modificações são importantes, pois garantem mais segurança ao condutor e ao pedestre. “A atualização traz novas possibilidades de um trânsito mais humano e seguro para todos”, diz

Provas teóricas
Com as alterações no CTB, a Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-PE atualizou as questões da prova teórica.

Veja abaixo todas as mudanças do CTB: 

 

MUDANÇAS NO CTB by Folha de Pernambuco

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter