Cuidados com o veículo depois de um tempo parado

Cuidados com o carro - Pixabay

Devido às medidas de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Com isso, milhares de carros ficaram parados na garagem. Após quatro meses, as medidas estão sendo flexibilizadas e as pessoas começam a voltar às ruas. Mas você sabe o que devemos fazer para preservar o carro neste momento de retomada das atividades? 

O gestor da divisão automotiva da Fuchs, Marcelo Martini, recomenda que, voltando ao uso normal do veículo, o ideal é checar a calibração dos pneus, bateria, nível do líquido de arrefecimento e de todos os componentes responsáveis pelo bom funcionamento do automóvel.

A gasolina é outro ponto de atenção. O combustível parado no tanque por muito tempo pode oxidar, um processo de envelhecimento normal causado pelo contato com o ar. Para evitar que este combustível danifique o motor e outras peças do carro, a dica é tentar abastecer o quanto antes, de preferência com combustível aditivado.

Caso o carro seja do modelo flex, ao voltar a utilizá-lo a recomendação é abastecer o veículo com o mesmo tipo de combustível que já estava no tanque, uma vez que o sistema de injeção eletrônica leva um tempo para se adequar ao novo combustível e, assim, evitar um funcionamento irregular do motor. E se não lembrar qual foi o tipo usado da última vez, a máxima da opção aditivada segue valendo também.

Fique atento e verifique se o piso da garagem onde o carro permaneceu estacionado não apresenta sinais de manchas de óleo, pois pode sinalizar algum tipo de vazamento, principalmente se o veículo tiver transmissão automática. Falta de fluido na transmissão é prejuízo na certa.

O óleo de motor é um ponto crítico e que merece atenção especial, uma vez que possui um papel essencial para o veículo: evitar o atrito entre as peças em movimento e manter a temperatura ideal durante o seu funcionamento. Como o lubrificante contém aditivos em sua formulação, ele possui vida útil, seja por quilometragem ou por tempo de uso. No entanto, em um cenário atípico como o atual, no qual o carro está muitos dias parado, é importante realizar a troca completa do lubrificante e do filtro para garantir a vida útil do motor do veículo.

Confira algumas dicas:

- Caso esteja com o carro parado, ligue-o ao menos uma vez na semana por 20 a 30 minutos;

- Quando voltar a abastecer, dê preferência ao combustível aditivado;

- Realize a troca do lubrificante e do filtro;

- Confira a situação dos pneus e, caso estejam baixos, calibre-os;

- Se possível, procure uma oficina de confiança e faça um check up para ter a certeza que o seu carro está pronto para voltar às ruas.