Demanda por serviços automotivos cresce 193% em 2020 no Recife

Com o maior fluxo de pessoas utilizando os automóveis particulares, o segmento de serviços automotivos foi impulsionado. - Pixabay

As prioridades dos brasileiros passaram a mudar bastante com a pandemia da Covid-19. Segundo levantamento da 7Waves, aplicativo de gestão de vida, comprar um carro ocupa o topo do ranking dos desejos para 2021. No entanto, quitar dívidas, que foi o maior objetivo em 2020, agora ocupa a 6ª posição entre os desejos dos brasileiros para 2021.

Com essa mudança nos hábitos, o setor de serviços automotivos pegou uma carona na tendência, e a oferta de serviços chegou a crescer 188% somente no ano de 2020 em Pernambuco. Já a busca dos consumidores por esse tipo de serviço teve um aumento de 193% no Recife. Os dados são da plataforma GetNinjas, especializada em contratação de serviços.

De acordo com a diretora de Comunicação e Parcerias do GetNinjas, Sandya Coelho, antes da pandemia, o comportamento era de pessoas procurando um transporte compartilhado. “Quando veio a pandemia, mudou isso e as pessoas passaram a procurar evitar andar nos ônibus ou até em carros de aplicativo por receio da doença”, explica. 

Com o maior fluxo de pessoas utilizando os automóveis particulares, de forma proporcional, o segmento de serviços automotivos também foi impulsionado. Somente em 2020, 538 novos profissionais foram cadastrados na plataforma GetNinjas em busca de ofertar esses serviços. Durante 2020, o mês de dezembro foi o melhor para esse segmento automotivo.

“No início da pandemia, com as lojas fechadas, as pessoas não tinham opção de ir no ponto físico. Com isso, surgiram novas formas de achar profissionais por meio da internet. No começo houve uma certa resistência, mas hoje os clientes já usam e sentem segurança em solicitar um serviço pela internet como sua primeira opção”, avalia Sandya.

Atuando no segmento de serviços automotivos desde 1999, o proprietário da Brother Auto Peças, Felipe Santiago, explica que, no período da pandemia, chegou a crescer em média 30%. “Já tínhamos uma clientela fixa. Optamos por estar presente nos canais digitais para abrir o leque de opções e atrair novos clientes”, afirma. 

Para Santiago, essa presença digital é importante porque quem não está nas mídias sociais acaba ficando para trás. Por outro lado, Santiago enxerga que, nos dias atuais, as pessoas não querem trocar de carro, o que justifica o aumento na demanda do setor. “Tem muitos clientes que preferem ficar com seus carros e investir em manutenção, seja na parte mecânica ou na parte estética”, detalha. 

Entre os tipos de serviços mais procurados em 2020, ar condicionado automotivo, higienização e polimento e funilaria automotiva são os que mais se destacaram segundo o GetNinjas. Por outro ponto de vista, na Brother Auto Peças, os serviços mais procurados são: troca de óleo, filtros, correias, rolamentos, freio, suspensão, arrefecimento e limpeza de bico. 

Veja também

Acordo comercial UE-Mercosul, um tratado impossível?
MERCOSUL

Acordo comercial UE-Mercosul, um tratado impossível?

Meia espanhol critica reação de Vini Jr a ataques racistas: 'Me chamam de bêbado e eu não reclamo'
Polêmica

Meia espanhol critica reação de Vini Jr a ataques racistas: 'Me chamam de bêbado e eu não reclamo'

Newsletter