Fernando de Noronha inaugura ponto para recarga de veículos elétricos

Ecoposto é localizado no bairro de Floresta Nova - Divulgação/Renault

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebeu, nesta quarta-feira (3), um ecoposto público para recarga dos veículos elétricos que já circulam pela ilha. A recarga é gratuita e poderá atender até seis carros ao mesmo tempo. O arquipélago tem atualmente 30 carros 100% elétricos, sendo 22 da Renault e oito da JAC Motors. 

O ecoposto foi inaugurado por meio de uma parceira da Administração da ilha, Renault, Weg e Polo. O ponto de recarga é localizado no bairro de Floresta Nova e tem capacidade para gerar até 26 MWh por ano, o que é suficiente para alimentar os carros e também gerar energia à população local. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através das placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura.

Além do Ecoposto, Noronha tem outros cinco pontos para carregamento de carros elétricos: no Sueste, no Conselho Distrital, na Celpe e no Palácio de São Miguel, sede da Administração. 

"Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do Governo do Estado de reduzir a poluição atmosférica em Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente", afirma Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

Segundo a assessoria de imprensa da ilha, o valor do investimento não foi divulgado em razão de cada empresa ter feito um aporte. Sobre o investimento da ilha, até a publicação desta matéria, a reportagem não obteve resposta.

Noronha Carbono Zero
No arquipélago, está proibida a entrada de veículos movidos a combustão a partir do próximo ano. No entanto, os veículos movidos a combustão que já estão na ilha poderão circular até o ano de 2030, quando o trânsito será definitivamente 100% movido por veículos com motores elétricos.

A medida faz parte de Decreto-Lei nº 16.810/20, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha, assinado em 2020 pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

Veja também

"Jack, o Estripador": Quem é o homem apontado como serial killer por tataraneta de detetive
MUNDO

"Jack, o Estripador": Quem é o homem apontado como serial killer por tataraneta de detetive

Gonet se reúne com senadores da CPI da Covid nesta terça (19) e avalia reabrir caso contra Bolsonaro
Brasil

Gonet se reúne com senadores da CPI da Covid nesta terça (19) e avalia reabrir caso contra Bolsonaro