Fernando de Noronha inaugura ponto para recarga de veículos elétricos

Ecoposto é localizado no bairro de Floresta Nova - Divulgação/Renault

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebeu, nesta quarta-feira (3), um ecoposto público para recarga dos veículos elétricos que já circulam pela ilha. A recarga é gratuita e poderá atender até seis carros ao mesmo tempo. O arquipélago tem atualmente 30 carros 100% elétricos, sendo 22 da Renault e oito da JAC Motors. 

O ecoposto foi inaugurado por meio de uma parceira da Administração da ilha, Renault, Weg e Polo. O ponto de recarga é localizado no bairro de Floresta Nova e tem capacidade para gerar até 26 MWh por ano, o que é suficiente para alimentar os carros e também gerar energia à população local. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através das placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura.

Além do Ecoposto, Noronha tem outros cinco pontos para carregamento de carros elétricos: no Sueste, no Conselho Distrital, na Celpe e no Palácio de São Miguel, sede da Administração. 

"Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do Governo do Estado de reduzir a poluição atmosférica em Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente", afirma Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

Segundo a assessoria de imprensa da ilha, o valor do investimento não foi divulgado em razão de cada empresa ter feito um aporte. Sobre o investimento da ilha, até a publicação desta matéria, a reportagem não obteve resposta.

Noronha Carbono Zero
No arquipélago, está proibida a entrada de veículos movidos a combustão a partir do próximo ano. No entanto, os veículos movidos a combustão que já estão na ilha poderão circular até o ano de 2030, quando o trânsito será definitivamente 100% movido por veículos com motores elétricos.

A medida faz parte de Decreto-Lei nº 16.810/20, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha, assinado em 2020 pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

Veja também

Senado: Flávio Bolsonaro representa contra Kajuru no Conselho de Ética
Atrito

Senado: Flávio Bolsonaro representa contra Kajuru no Conselho de Ética

UFPE publica edital de matrícula relativo ao SISU 2021 com novo cronograma
Graduação

UFPE publica edital de matrícula relativo ao SISU 2021 com novo cronograma