Motos nas vias urbanas: dicas e alertas

Motociclistas em via urbana - PxHere

O trânsito intenso das cidades representa um risco para os motociclistas que trafegam pelas ruas e avenidas. Cautela e paciência são necessárias para pilotar nas vias urbanas, principalmente no Recife, considerada detentora do 10º pior trânsito do mundo pelo ranking Traffic Index, realizado pela TomTom, em 2018. Gilson Amorim, instrutor de trânsito na Auto Escola Piloto, dá algumas dicas sobre como se prevenir das multas e acidentes.

É importante destacar que as informações técnicas apresentadas aqui são referentes ao Código de Trânsito antigo. O novo texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, entrará em vigor apenas em abril de 2021 e modificará alguns pontos.

De acordo com Gilson, a prática comum de pilotar as motos nos corredores entre os carros é arriscada e merece atenção. “Vários motociclistas fazem isso e não é permitido. É muito perigoso e pode causar acidentes. Tem que ter cuidado”, alerta. Ele também explica que é preciso ter calma nos momentos de trânsito intenso, evitando batidas e acidentes graves.

Com relação ao uso do capacete, Gilson afirma que é o fator que mais pesa no que se refere aos acidentes e multas. “Ele é essencial. Se o motoqueiro estiver sem, ele perde a habilitação. Ela é recolhida e a pessoa fica um ano sem a possibilidade de voltar a pilotar. Depois tem que fazer uma reciclagem, além de pagar multa”, comenta. Outro detalhe diz respeito ao uso das viseiras. Elas precisam estar abaixadas e os pilotos podem ser notificados caso não cumpram a determinação.

O transporte de outros passageiros requer atenção. Crianças a partir de sete anos de idade podem ser transportadas, sempre usando capacete de tamanho ideal. Com relação às cargas, o tamanho e peso devem ser adequados à potência da moto.

Gilson, que também faz serviços de entregas por aplicativo utilizando motocicleta, alerta para o uso do celular. “O motoqueiro precisa parar a moto caso queira utilizar o celular. Os que trabalham com aplicativos de entrega e precisam acompanhar a rota pelo GPS, podem comprar um suporte para celular e encaixar na parte frontal do painel, mas apenas para visualizar rotas”, reforça. O uso do celular é considerado uma infração gravíssima e acarreta multa. 

O uso de chinelos pelo piloto também é proibido. Deve-se utilizar sapato fechado ou sandália que seja presa no calcanhar. Gilson diz que dois equipamentos são importantes para a segurança do motociclista: a antena de proteção e o “mata cachorro”. “A antena de proteção é muito importante em áreas de moradia para proteger de pipas, a linha pode machucar o motoqueiro. Já o mata cachorro é similar a um parachoque de carros e serve para proteger as pernas. É muito importante para os que andam perto dos carros”, conclui.

Veja também

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália
Futebol Internacional

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais
SOLENIDADE

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais

Newsletter