Novo Taos chega ao Brasil no segundo trimestre deste ano

O Volkswagen Taos chega ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre deste ano - Divulgação

O novo Volkswagen Taos chega ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre deste ano para reforçar a família de SUVs da marca. O Taos vai se somar à "ofensiva SUV" da VW, aos modelos já existentes - Nivus, T-Cross e Tiguan. Jeep Compass será o principal concorrente do Taos, que vem com uma proposta de conforto e mais espaço interno. 

O novo utilitário esportivo médio da VW vem com uma pegada família, mas sem deixar a diversão de lado. Com apenas 1.420 kg, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos chegando à máxima de 194 km/h. 

Isso é possível pelo motor 1.4 TSI de 150 cv, que gera um torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm. A VW promete que a relação peso potência é a melhor da categoria entre os concorrentes diretos. Seja na cidade ou estrada, o carro vem com potência suficiente para enfrentar as ultrapassagens com segurança.

Embora o motor seja fabricado na planta de São Carlos, no interior de São Paulo, o veículo será produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Segundo a fabricante, esse motor 1.4 TSI tem um baixo consumo de combustível, mas não especifica os dados. Consumo esse que é uma reclamação constante dos proprietários do Jeep Compass, conhecido por ser “beberrão”.

A VW afirma que o Taos chega ao Brasil como um SUV médio premium. Devido ao porte do veículo e categoria, o seu principal concorrente é o Jeep Compass. Comparando os veículos em alguns aspectos, o Taos vem com apenas a possibilidade de tração 4x2 enquanto no Jeep Compass, por mais alguns muitos vinténs, é possível colocar uma tração 4x4 com motor a diesel. 

No porta-malas, a capacidade do Taos é de 498 litros. Acima dos 410 litros do concorrente direto. Além disso, o entre-eixos do SUV é de 2,68 m, enquanto o Compass tem 2,63 m. O que garante um pouco mais de espaço interno ao Taos.

Com relação à dirigibilidade, o novo Taos chega ao mercado com quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Ainda do lado de dentro da cabine, o SUV conta com duas telas de 10 polegadas no painel e ar condicionado dual-zone para quem vai na frente. Nos bancos de trás, os passageiros também têm um difusor de ar acoplado no console central do carro.  

Segurança
Com a tecnologia avançando mais a cada dia, o Taos chega com frenagem automática, ACC - Controle Adaptativo de Cruzeiro, entre outras tecnologias que vão auxiliar quem está no volante. 

O ACC possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. No caso de engarrafamentos, caso o veículo da frente pare, o Taos também vai parar e retomará a velocidade quando o veículo à frente seguir. 

O Taos possui também Detector de ponto cego que, caso os sensores detectem um veículo atrás, no ponto cego do retrovisor, o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento. O recurso pode evitar colisões aos motoristas mais desatentos. 

Outro aspecto é o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), que também detecta os pedestres, a partir de um radar frontal. A tecnologia identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. 

Veja também

CoronaVac: 2,7 milhões de doses serão distribuídas no começo de março
Vacina

CoronaVac: 2,7 milhões de doses serão distribuídas no começo de março

Justiça nega pedido de deputado que apalpou colega em SP para barrar investigação
Assédio

Justiça nega pedido de deputado que apalpou colega em SP para barrar investigação