Saiba como enfrentar os dias de alagamento sem danificar o veículo

Os veículos precisam de cautela na hora de atravessar um alagamento - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Em dias de chuva, os motoristas sempre se preocupam com o que fazer ao se depararem com uma via alagada. Em muitos casos, é comum avistar carros parados devido à quebra do motor pela insistência em passar pela água. Mas, caso o condutor se depare com uma rua alagada e não haja opção de retornar, qual deve ser o modo correto de passar em um alagamento? 

Segundo o especialista técnico em automotiva do Senai-PE Marcelo Farias, caso o motorista precise passar de toda forma, é preciso analisar alguns parâmetros. “O primeiro ponto é se conhece o local que vai passar. É importante que o condutor saiba que não há buracos. Caso conheça o local, é preciso ter cuidado com o nível da água. Não é recomendado passar nos casos em que o alagamento exceda o meio do centro da roda do veículo. No caso das motos, o limite é abaixo do escapamento”, detalha. 

Outro fator a se atentar no momento de atravessar o alagamento é a marcha correta. “Mantenha a primeira marcha do carro constante e não faça a troca. Caso o faça pode ter problema na embreagem. Como o componente está quente e a água fria, o choque térmico pode colar o conjunto de embreagem”, explica Marcelo. 

Para os carros com câmbio automático, a atenção deve ser redobrada. A água pode entrar e contaminar o óleo da caixa de marcha. “Nos carros automáticos, o condutor deve colocar a alavanca da marcha na posição 1 (marcha de força), e manter a posição do câmbio. Outra opção é colocar no modo M (manual) e deixar na primeira marcha e não realizar a troca”, ressalta o especialista.

Nos casos em que o carro “morre”, a recomendação é não ligar o motor e chamar o reboque para levar o veículo à oficina. “Se ligar, pode dar calço hidráulico, pois, dessa forma, a água entra no cilindro do motor e o componente pode travar e estourar”, esclarece Marcelo. De acordo com ele, em situações mais críticas, não é recomendado arriscar o veículo colocando-o dentro d'água. 
 

A obra pretende eliminar pontos de alagamento

Além dos alagamentos, as chuvas deixam as pistas molhadas. Sendo assim, o motorista deve ter ainda mais cuidado ao conduzir o veículo. O estado de conservação dos pneus é um fator importante. Caso a marca do Tread Wear Indicator (TWI) - que existe em todos os pneus e marca o desgaste do componente - estiver em contato com o solo, a aderência fica prejudicada. 

 

O Tread Wear Indicator (TWI) marca o desgaste do pneu  Tread Wear Indicator (TWI) marca o desgaste do pneu

“O condutor em dias de chuva deve calibrar os pneus corretamente, ligar os faróis para melhorar a visibilidade e respeitar os limites da via, sempre dirigindo com cautela”, finaliza o técnico em automotiva.

Veja também

Lançado o 3º voo tripulado da SpaceX com destino à Estação Espacial
Crew Dragon

Lançado o 3º voo tripulado da SpaceX com destino à Estação Espacial

'dev1ce' troca a Astralis pela NIP em negócio milionário
CS:GO

'dev1ce' troca a Astralis pela NIP em negócio milionário