Scania vai paralisar produção por 10 dias por causa da pandemia, diz sindicato

A Scania vai paralisar a produção de veículos em São Bernardo do Campo (SP) por dez dias - Reprodução/Instagram

Após a Volkswagen, a Scania vai paralisar a produção de veículos em São Bernardo do Campo (SP) por dez dias, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que se reuniu para negociar com a montadora.

A parada nas atividades ocorre devido ao agravamento da pandemia e à lotação de UTIs em diversas cidades do país.
Segundo o sindicato, a fábrica irá funcionar até esta quinta-feira (25), depois suspende as atividades e só retomará a produção no dia 5 de abril, após a Páscoa.

A montadora de caminhões e ônibus é a segunda companhia da região do ABC a anunciar a suspensão das atividades neste período.

Na sexta-feira (19), a Volks confirmou interrupção da operação fabril de quarta (24) ao dia 5 de abril, totalizando 12 dias.
A empresa tem fábricas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, além de uma planta em São José dos Pinhais (PR).

A Volkswagen também atribui a paralisação à piora na pandemia, com aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados.

"A empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais", disse a montadora em nota.

Em abril do ano passado, a crise de Covid alterou toda a cadeia produtiva de veículos, levando à suspensão das linhas de montagem de todas as marcas no Brasil. O setor de automóveis viveu seu pior momento industrial desde a década de 1950.

Após o anúncio de paralisação da Volkswagen, aumentou a pressão pela parada total na região. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que continua em negociação com as demais empresas da região.

A GM já havia paralisado a produção do Onix, o carro mais vendido do país, por falta de peças. A previsão era que a fábrica de Gravataí, onde o modelo é produzido, retornasse em junho. A montadora, porém, adiou a volta para o mês seguinte, julho.

Veja também

Paulo Câmara pode ser vice de Lula em 2022
Eleições

Paulo Câmara pode ser vice de Lula em 2022

Técnico da seleção masculina de Vôlei, Renan Dal Zotto, é internado no Rio com Covid-19
Vôlei

Técnico da seleção masculina de Vôlei, Renan Dal Zotto, é internado no Rio com Covid-19