Seminovo: descubra se a quilometragem do carro foi adulterada

Tenha certeza se o veículo possui a quilometragem que exibe no hodômetro - Pixabay

Os interessados em comprar um carro seminovo devem estar atentos para não serem enganados pelo vendedor. Uma das fraudes que pode acontecer é a adulteração da quilometragem no painel do veículo, no chamado hodômetro. Algumas pessoas agem de má-fé para conseguir vender o carro por um preço maior e quem acaba sendo prejudicado é o comprador.

Para que você não acabe “pagando o pato”, trouxemos seis dicas para verificar se a quilometragem do hodômetro é verdadeira.

  1. Antes de comprar, faça uma vistoria cautelar

Ao se fazer a vistoria cautelar, o interessado tem conhecimento de todo o histórico do carro. “A vistoria é uma forma de saber se o carro teve indícios de leilão, roubo e etc. Inclusive, é possível verificar qual a última quilometragem que o veículo tinha na última transferência e comparar com a que ele tem hoje. Então a vistoria cautelar é muito importante”, explicou o gerente de seminovos da Pigali, Henrique Moraes.  

Para realiza-las, basta levar em uma oficina especializada e que ofereça esse tipo de vistoria.

  1. Procure comprar o veículo em concessionária de confiança

As concessionárias costumam fazer toda a verificação do veículo antes de repassa-lo ao consumidor, evitando possível dor de cabeça com o futuro carro. Inclusive, em algumas concessionárias, é realizada a vistoria cautelar.

  1. Confira o desgaste dos equipamentos do veículo

Veja se a condição de alguns equipamentos como pedais, pneus e direção condizem com a quilometragem. “Imagine um carro com 40 mil quilômetros rodados, mas com a manopla de câmbio desgastada, o pedal de freio desgastado. Isso quer dizer que há indícios de adulteração”, analisou Henrique Moraes.

  1. Confira o calendário de revisões

Quando estiver negociando o veículo, peça para conferir o manual do proprietário. Lá, tem o histórico de revisões do veículo. Então, se tem o carimbo atestando que o carro fez revisão há dois anos e a quilometragem era de 20 mil e agora está com apenas 25 mil, você deve ficar atento.

  1. Verifique o painel

Nos carros mais antigos, com painel analógico, preste atenção se o hodômetro está arranhado ou é de fácil retirada. Caso sim, é motivo para desconfiar de uma possível adulteração. Você também pode verificar se a velocidade do veículo condiz com a mostrada no painel. Se não forem iguais, leve para um mecânico para que ele possa constar possível irregularidade.

  1. Em caso de desconfiança, leve ao mecânico

Se você desconfia que o carro teve a quilometragem adulterada, leve o veículo ao mecânico ou à concessionária da marca do automóvel para que passem o computador e verifiquem supostos adulterações.

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter