Seminovo: descubra se a quilometragem do carro foi adulterada

Tenha certeza se o veículo possui a quilometragem que exibe no hodômetro - Pixabay

Os interessados em comprar um carro seminovo devem estar atentos para não serem enganados pelo vendedor. Uma das fraudes que pode acontecer é a adulteração da quilometragem no painel do veículo, no chamado hodômetro. Algumas pessoas agem de má-fé para conseguir vender o carro por um preço maior e quem acaba sendo prejudicado é o comprador.

Para que você não acabe “pagando o pato”, trouxemos seis dicas para verificar se a quilometragem do hodômetro é verdadeira.

  1. Antes de comprar, faça uma vistoria cautelar

Ao se fazer a vistoria cautelar, o interessado tem conhecimento de todo o histórico do carro. “A vistoria é uma forma de saber se o carro teve indícios de leilão, roubo e etc. Inclusive, é possível verificar qual a última quilometragem que o veículo tinha na última transferência e comparar com a que ele tem hoje. Então a vistoria cautelar é muito importante”, explicou o gerente de seminovos da Pigali, Henrique Moraes.  

Para realiza-las, basta levar em uma oficina especializada e que ofereça esse tipo de vistoria.

  1. Procure comprar o veículo em concessionária de confiança

As concessionárias costumam fazer toda a verificação do veículo antes de repassa-lo ao consumidor, evitando possível dor de cabeça com o futuro carro. Inclusive, em algumas concessionárias, é realizada a vistoria cautelar.

  1. Confira o desgaste dos equipamentos do veículo

Veja se a condição de alguns equipamentos como pedais, pneus e direção condizem com a quilometragem. “Imagine um carro com 40 mil quilômetros rodados, mas com a manopla de câmbio desgastada, o pedal de freio desgastado. Isso quer dizer que há indícios de adulteração”, analisou Henrique Moraes.

  1. Confira o calendário de revisões

Quando estiver negociando o veículo, peça para conferir o manual do proprietário. Lá, tem o histórico de revisões do veículo. Então, se tem o carimbo atestando que o carro fez revisão há dois anos e a quilometragem era de 20 mil e agora está com apenas 25 mil, você deve ficar atento.

  1. Verifique o painel

Nos carros mais antigos, com painel analógico, preste atenção se o hodômetro está arranhado ou é de fácil retirada. Caso sim, é motivo para desconfiar de uma possível adulteração. Você também pode verificar se a velocidade do veículo condiz com a mostrada no painel. Se não forem iguais, leve para um mecânico para que ele possa constar possível irregularidade.

  1. Em caso de desconfiança, leve ao mecânico

Se você desconfia que o carro teve a quilometragem adulterada, leve o veículo ao mecânico ou à concessionária da marca do automóvel para que passem o computador e verifiquem supostos adulterações.

Veja também

Brasil quer sondar EUA sobre vacinas prontas estocadas em fábrica da AstraZeneca
Vacina contra Covid-19

Brasil quer sondar EUA sobre vacinas prontas estocadas em fábrica da AstraZeneca

Arthur Lira critica efeito da decisão de Fachin: 'Lula pode até merecer. Moro, jamais!'
Política

Arthur Lira critica efeito da decisão de Fachin: 'Lula pode até merecer. Moro, jamais!'