Outubro chegou trazendo a temporada dos eclipses

Mês marcado por 2 eclipses (Solar e Lunar) nos convida a estar abertos para o novo

Midjourney / Divulgação

Outubro começou com força total, nos trazendo 2 eventos astronômicos/astrológicos, que vão mexer muito com a nossa energia. Nos dias 14/10 e 28/10 ocorrem, respectivamente, o Eclipse Solar e o Eclipse Lunar. Vou detalhar mais sobre estes eventos nas postagens das próximas semanas, mas por hora, é importante que você entenda qual a relação destes fenômenos com a sua sua energia. 

Pelo olhar da espiritualidade livre e das terapias energéticas como o Reiki e a Radiestesia, tudo que existe e tem matéria é constituído de energia: assim é para você, para mim e para tudo que está ao nosso redor, incluindo os planetas e as estrelas. E a energia, tem polaridade (positiva ou negativa) e também se alinha aos preceitos do yin/yang. O yin é o interno, a introspecção, o olhar para dentro e para o lado emocional. O yang é o externo, olha pra fora, enfrenta desafios, sai da zona de conforto. O Sol está ligado à frequência Yang e a nossa força para encararmos a vida, em regra o Yang representa a energia do masculino e o lado racional.  

A Lua, por sua vez, se conecta com a energia Yin, é o lado feminino, é a maneira como lidamos com as nossas emoções (você é mais visceral ou mais comedido?). A Lua nos ajuda a buscar a força interna pelo equilíbrio emocional e nos conectarmos à nossa essência, antes de dar um passo pra fora. 

Agora que você entendeu estes dois conceitos, o eclipse nos traz a junção destas duas grandezas, a externa e a interna, a masculina e a feminina, a racional e a emocional dentro de nosso ser multidimensional, atuando nas 5 áreas: física, mental, emocional, espiritual e energética. 

A astrologia mostra que os eclipses têm um efeito energético significativo em nossas vidas, influenciando o nosso caminho e trazendo oportunidades de transformação. Portanto, outubro chegou para te trazer profundos momentos de reflexão, renovação e renascimento. Aqui vão 5 dicas para colocar em prática neste mês e se preparar para as fortes energias que virão por aí: 

1. Observe o eclipse com segurança: 
O Eclipse Solar poderá ser observado em parte do Brasil, mas você nunca deve olhar diretamente para o Sol durante um eclipse sem a proteção adequada, pois isso pode causar danos graves aos olhos. Use óculos de proteção solar aprovados para observar (não é correto utilizar óculos de sol comuns e muito menos lâminas de Raio X, estas não são opções seguras para seus olhos observarem o eclipse, hein!).


2. Pratique a meditação: 
Os eclipses solares são momentos poderosos para a meditação. A energia intensa que rodeia esses eventos pode ajudar a aprofundar sua prática, permitindo que você se sintonize com seu eu interior e encontre clareza e insights. Reserve um tempo para sentar-se em silêncio, focando na respiração e permitindo que pensamentos e emoções fluam livremente. Um bônus desta dica, é se você conseguir meditar enquanto estiver conectado à energia da natureza, pode ser na praia, num local aberto com vista para o céu para que você possa se valer  da atmosfera ao seu redor, criando uma sensação especial e única. 

3. Faça um ritual de intenções: 
Esta é uma ótima dica para você colocar em prática no dia 14/10, quando ocorrerá o Eclipse Solar. Como este momento está associado à criação de novas intenções e metas, aproveite para refletir sobre seus desejos e sonhos e escrevê-los em um papel. Acenda uma vela ou um incenso para criar uma atmosfera sagrada e queime o papel, liberando suas intenções para o universo. 

4. Busque autoconhecimento e expansão de consciência: 
Muitas vezes, os eclipses solares são vistos como oportunidades para uma autoavaliação e transformação pessoal. Durante esta temporada, é comum que você se questione sobre aspectos importantes de sua vida, como suas paixões, relacionamentos ou propósito de vida. Use esse momento para explorar seu eu interior e buscar clareza em áreas que possam precisar de atenção e ajustes. Leia bons livros que abordam temas como espiritualidade e o universo energético (já conheceu meu livro Seres Energéticos?).

5. Esteja aberto a mudanças: 
Eclipses são catalisadores de mudanças significativas em nossas vidas. Esteja aberto a novas oportunidades e esteja disposto a deixar para trás o que não está mais lhe servindo. Este é um momento para liberar o passado e abraçar o futuro com confiança. Participe de atividades em grupo durante um eclipse solar para amplificar a energia, nós teremos meditações energéticas gratuitas em meu instagram @viaenergia , neste período do eclipse, basta acompanhar. 

Esta é uma janela única para explorar seu autoconhecimento e sua espiritualidade, pois este período pode servir como lembretes poderosos de que estamos todos conectados ao universo de maneiras profundas. Aproveite ao máximo essa experiência extraordinária de se conhecer e estar inteiramente conectado à sua essência. 
 

*Raphael Valente é terapeuta holístico, reikiano, radiestesista e especialista em práticas integrativas para equilíbrio mental, emocional, espiritual e energético. Fundador do espaço terapêutico Via Energia, onde são conduzidas semanalmente, lives gratuitas de meditação em seu instagram @viaenergia


As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Grupo João Santos conclui pagamento do acordo com a PGFN
Grupo João Santos

Grupo João Santos conclui pagamento do acordo com a PGFN

Yasmin Brunet chama sisters do BBB 24 de "doida" e "falsa"; Confira
BBB 24

Yasmin Brunet chama sisters do BBB 24 de "doida" e "falsa"; Confira