Bullying em adultos – Uma realidade escondida

Síndrome do Adulto Agressor - aprenda a se defender deste mal

bullyng na fase adulta - Pexels.com

É interessante notar que ao ouvirmos a palavra bullying imediatamente a associamos ao comportamento agressivo de uma criança mais forte contra uma mais fraca.

Entretanto, ao voltarmos nossa atenção para o conceito desta palavra, notamos algo bem importante.  A Associação Americana de Psicologia (APA) definição de bullying como “uma forma de comportamento agressivo em que alguém, intencional e repetidamente, causa dano ou desconforto a outra pessoa. O bullying pode assumir a forma de contato físico, palavras ou ações mais sutis.”

Como pode observar por este conceito, o bullying pode adquirir versões bem distintas. Por exemplo, você já se sentiu ameaçado e constrangido por alguém e ainda assim ficou com a impressão de ter dito algo errado, e ainda com uma sensação de culpa? Se, sim, saiba que experimentou algum tipo de manipulação, mas não soube reconhecer.

Estudos revelam que estes comportamentos de insensibilidade e desrespeito pela opinião das outras pessoas estão presentes em vários transtornos de personalidade, entre eles, o narcisismo.

Aprenda como identificar e lidar com estes comportamentos, e se sentir mais seguro emocionalmente diante dessas relações desafiantes.

Profissionais qualificados estão sempre prontos a esclarecer dúvidas e ajudar.

francisco araujo psicologia terapeuta clinico tatuapé instagram

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus autores.
 

Veja também

Cuba segue combatendo um gigantesco incêndio
Cuba

Cuba segue combatendo um gigantesco incêndio

Por falta de quórum, assembleia para mudança de estatuto do Náutico é adiada
Náutico

Por falta de quórum, assembleia para mudança de estatuto do Náutico é adiada