Dúvidas sobre a transição capilar? Veja o que você precisa saber antes de iniciar esse processo

O processo é finalizado com um grande corte e não tem um tempo determinado de duração

Para lidar com as duas texturas, há técnicas de texturização, que vão estimular a parte natural a formar os cachos e vão ajudar a modelar a parte lisa com química - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Um ditado antigo e bastante conhecido diz que "o cabelo é a moldura do rosto". Mais do que estética ou elemento complementar da feição, o cabelo passou a ser visto como algo que transmite a personalidade de alguém, além de ser um laço com as raízes. Por conta disso, muitas pessoas resolveram passar pela transição capilar.


Processo pelo qual o cabelo deixa de utilizar químicas de transformação, como relaxamento, alisamento e escovas progressivas, a transição capilar é deixar os fios naturais. De acordo com a terapeuta capilar integrativa Adriana Sena, não há um tempo certo de duração da transição.

"A transição tem início no momento em que a pessoa decide parar de usar a química, ou seja, começa a valer no momento do último alisamento e dura até o momento que a pessoa realiza o último corte, retirando toda a parte com química", explicou Adriana.

Além da estética

Ainda de acordo com Adriana Sena, que também é especialista em cachos, a transição é um momento complicado. Isso acontece porque as pessoas passam a lidar com o cabelo com duas texturas — a parte natural e a parte com química —, o que demanda mais cuidados e também mais paciência.

"Não é um processo simples, porque mexe com a autoestima também. As pessoas, principalmente as mulheres, ficam com receio de lidar com as duas texturas, mas outra grande questão é sobre o tamanho do cabelo. Se elas se sentirão bonitas com o cabelo muito curto", comenta a terapeuta capilar.


Para lidar com as duas texturas, há técnicas de texturização, que vão estimular a parte natural a formar os cachos e vão ajudar a modelar a parte lisa com química. "Nesse momento também é importante adotar uma rotina capilar que cuide do couro cabeludo, que ficou afetado após um período recebendo química", alertou Adriana Sena.

Momento do grande corte

O grande corte, popularmente conhecido como "big chop" ou "bc" é a etapa final da transição. É ele quem retira a parte com química do cabelo, deixando o cabelo totalmente natural.

"É um momento muito particular. A pessoa sabe e sente quando está pronta. Não há ninguém melhor para decidir o momento do bc do que a própria pessoa, porque a transição é um processo de autoconhecimento, então a pessoa precisa se amar para ter segurança nesse momento", pontua 
a especialista.

Mesmo após a transição, os cuidados com os fios e com o couro cabeludo devem permanecer. Agora, com o cabelo totalmente natural, é recomendado que a pessoa frequente, com regularidade, uma especialista em cachos para receber o tratamento adequado.

Conheça os tipos de curvatura dos cachos

#vidaplena

Veja também

Mancha de corrupção na Rnest é difícil de sair como óleo bruto
Coluna Movimento Econômico

Mancha de corrupção na Rnest é difícil de sair como óleo bruto

Dez soldados e policiais são condenados a 30 anos de prisão por "conspiração", na Venezuela
MUNDO

Dez soldados e policiais são condenados a 30 anos de prisão por "conspiração", na Venezuela