Hidratação e higiene reduzem incidência de furúnculos; saiba como tratar esse tipo de piodermite

Apesar do incômodo, o tratamento costuma ser caseiro na maioria dos casos

Axilas e virilhas costumam ser as regiões em que os furúnculos aparecem com mais frequência - Margarita / Pexels

Começa com um simples caroço, que vai crescendo no tamanho e no incômodo. Até que deixa a pele ao redor avermelhada e dolorida. Embora estourá-lo pareça ser a solução mais prática e inofensiva, isso não é necessário, já que um furúnculo se trata de uma piodermite, cujo tratamento costuma ser caseiro na maioria dos casos.

Assim como demais piodermites, como impetigo e foliculite, o furúnculo é uma infecção bacteriana na pele, conforme explica a dermatologista Natalia Parahyba. "No caso do furúnculo, ocorre a infecção do aparelho pilossebáceo, que é a junção do folículo piloso mais a glândula sebácea", detalha.

Essa inflamação pode ser profunda e extensa, além de evoluir com inflamação intensa, que causa os abscessos, que são caroços dolorosos e com pus.

Segundo a dermatologista Yana Carvalho, quando a infecção é mais profunda, ela pode até deixar uma cicatriz. Por isso, conforme pontua a especialista, é que não se deve estourar esses caroços, porque, além da marca permanente, pode agravar a inflamação.

"Não se deve estourar um furúnculo. Na maioria dos casos, ele é resolvido de forma espontânea, sem necessidade de intervenção clínica", diz Yana.

Yana Carvalho, dermatologistaEstourar o furúnculo pode agravar a inflamação, alerta a dermatologista Yana Carvalho - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

No entanto, se a pessoa tem uma tendência maior a desenvolver essas inflamações, é importante entender as causas. "Alguns pacientes estão mais predispostos ao furúnculo por conta de vários fatores, como imunodepressão, diabetes, lesões na pele e até mesmo a má higiene pessoal", acrescentou Carvalho.

Por conta disso, essas pessoas precisam ter mais atenção. Os locais de maior incidência são virilha e axilas, além das áreas de maior atrito. Então qualquer procedimento nessas regiões deve ser feito com ainda mais higiene, além de reforçar a hidratação e trocar as lâminas de depilação com mais frequência, se for o caso.

Tanto o tratamento, quanto a prevenção são simples. Embora seja preciso avaliar cada caso de forma individual, no geral, é baseado em antibioticoterapia tópica ou sistêmica. Alguns cuidados são importantes, como manter a higiene da pele com água e sabões antissépticos, e as compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem purulenta.

"Cuidado com a manipulação das lesões próximas aos lábios e nariz, pois pode aprofundar a contaminação e causar abscessos cerebrais. Deve-se ainda evitar roupas que dificultam a evaporação, evitando assim o excesso de umidade, lavar bem as mãos, não manipular as lesões e atentar aos cuidados de higiene pessoal", finalizou a dermatologista Natalia Parahyba.

Como prevenir o aparecimento de furúnculos

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido
TECNOLOGIA

Senado dos EUA dá prazo para TikTok cortar laços com controladora chinesa para evitar ser banido

Beatles: violão tocado por John Lennon em "Help!" e perdido há 50 anos vai a leilão
MÚSICA

Beatles: violão tocado por John Lennon em "Help!" e perdido há 50 anos vai a leilão

Newsletter