Inchaço e sensação de peso nas pernas e no abdômen pode ser retenção de líquido; saiba como prevenir

Nas mulheres, o fluxo menstrual pode interferir no acúmulo de líquido e provocar os edemas

Chás, assim como frutas com maior teor de água e a própria água, melhoram a diurese e minimizam o acúmulo de água - Natalia Koroshchenko /Pixabay

Sensação de peso nas pernas, abdômen inchado e marcas de pressão das meias ou calças. Esses são alguns dos indícios de que o corpo está retendo líquido. Chamado pela medicina de edemas, os inchaços, que vêm acompanhados desses desconfortos, são resultado da saída de líquido de dentro dos vasos para o tecido subcutâneo, que fica abaixo da pele.

Como cerca de 65% do nosso corpo é composto por água, e esse líquido circula bem por este espaço, um inchaço é sinal de que há algum desequilíbrio causando essa retenção, conforme explica a endocrinologista Carla Moura, do Sistema Hapvida. 

"Esse desequilíbrio pode ser causado por diversos fatores. Alguns mais sérios, como doenças cardíacas, renais e hepáticas ou problemas de tireoide, por exemplo, e outros que podem ser corrigidos mais facilmente, como mudança na alimentação, consumir mais água, se exercitar mais", comentou a especialista.

Carla Moura, endocrinologistaCarla Moura, endocrinologista - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 

Alterações hormonais

Grande parte da queixa de retenção de líquido parte das mulheres, principalmente quando elas estão no período menstrual. Isso ocorre porque, nessa fase, os hormônios ficam com as taxas e funções alteradas, interferindo no funcionamento do organismo.

A ginecologista Fernanda Maranhão destaca que os índices de alguns hormônios, especialmente o estrogênio, o hormônio luteinizante (lh) e a progesterona, ficam alterados, influenciando na circulação e causando a sensação de peso nas pernas e no abdômen.

Fernanda Maranhão, ginecologistaFernanda Maranhão, ginecologista - Foto: Jardel Colen/Divulgação

 

"Vários outros hormônios acabam sendo influenciados pelo ciclo menstrual. Um deles é o cortisol, que é um hormônio que acaba aumentando a retenção de líquido", disse Maranhão.

Tratamento e prevenção

Quando há doenças de base associadas ao edema, o tratamento é focado nessas comorbidades. Já quando a retenção é causada por uma alimentação inadequada ou pelo sedentarismo, por exemplo, a adoção de hábitos mais saudáveis se torna a forma de combater os inchaços.


"Exercício físico ajuda a acelerar o metabolismo, além de melhorar a circulação e o sistema linfático, deixando a pessoa mais sequinha", lembrou a ginecologista Fernanda.

Quanto à alimentação, a inclusão de frutas com maior teor de água, como melão e melancia, é a dica da endocrinologista Carla Moura. "O consumo de água e de chás também melhora a diurese e, consequentemente, minimiza a retenção. Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados e ricos em sódio", finalizou Moura.

Como se livrar da retenção de líquido

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

FADE - AVISO DE SELEÇÃO PÚBLICA

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter