Carnaval

110 Anos de Frevo: Ministro Roberto Freire destaca importância do ritmo em visita ao Recife

Freire participou de café da manhã no museu Paço do Frevo, acompanhado do prefeito Geraldo Júlio

Roberto Freire participa das comemorações dos 110 anos do FrevoRoberto Freire participa das comemorações dos 110 anos do Frevo - Foto: Divulgação

Na data de comemoração dos 110 anos do mais pernambucano dos ritmos musicais, o Ministro da Cultura Roberto Freire esteve presente em café da manhã realizado no Paço do Frevo.

Com a presença do prefeito Geraldo Júlio, o Ministro visitou pela primeira vez o espaço, que também celebra três anos de funcionamento.

Em conversa com a imprensa, Roberto Freire declarou: “Esse espaço não tem só uma importância cultural, ele traz muitas emoções. Sou pernambucano, fui folião durante toda a vida, e agora vir aqui, que eu ainda não tinha visitado. É importante nesse aspecto de preservar para que todos possam ver a riqueza do frevo”.

Inaugurado em 2014, o Paço do Frevo logo virou referência do bem cultural pelo Iphan, com programação quase diária de shows, rodas de debate, palestras e oficinas.

Roberto Freire destacou ainda a importância da Lei de Incentivo à Cultura na fomentação da tradição local: “É fundamental lembrar que a própria existência do museu veio por conta da Lei Rouanet. É através dela que isso aqui foi concluído e vai ser continuado”. Ao ser nomeado pelo presidente Michel Temer, no entanto, o Ministro anunciou mudanças nos normativos da Lei, que deve ter regras mais rígidas.

Atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio afirmou que, mesmo em tempos de crise financeira, nunca cogitou a não-realização do carnaval na cidade: “É importante não apenas pela nossa tradição, mas é também fonte de renda para muita gente. Mexe com a nossa economia no setor turístico, hoteleiro...”.

Nas ondas do rádio
O dia de hoje também marca a veiculação do primeiro programa da Rádio Frei Caneca, no ar em caráter experimental desde junho de 2016. O “Difusora” será um especial sobre o frevo, com apresentação de Patrick Torquato e Nice Lima. O programa será transmitido diariamente, das 18h às 19h.

Veja também

Bem Juntinhos leva espectadores à intimidade de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert
Cultura

Bem Juntinhos leva espectadores à intimidade de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert

Mônica Martelli diz que o País inteiro torce por Paulo Gustavo
Luta

Mônica Martelli diz que o País inteiro torce por Paulo Gustavo