Cultura

14ª Primavera dos Museus começa nesta segunda em todo o país

Instituições de todo o país promoverão 1,3 mil atividades. Em Pernambuco, participam Museu do Homem do Nordeste e Engenho Massangana

Museu do Homem do NordesteMuseu do Homem do Nordeste - Foto: Divulgação

A 14ª edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (21) e vai até o próximo domingo (27) com atividades virtuais promovidas por instituições de todo o país. O evento é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, tem o tema Mundo Digital: Museus em Transformação.

“Com o isolamento social provocado pelo Covid-19, o tema propõe experimentar e produzir novas práticas de significado, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações de museus a fim de estimular museus a preservar, a investigar, a comunicar, a interpretar e a expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais”, explicou o Ibram, em comunicado.

O guia com a programação completa está disponível na página www.museus.gov.br. Durante toda a semana, 520 museus desenvolverão mais de 1,3 mil atividades das mais diversas categorias: palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contações de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa.

Em Pernambuco

Através da Diretoria de Memória, Educação Cultura e Arte (Dimeca), os museus geridos pela Fundaj abrem as portas do seu ambiente virtual para o público, com atividades desenvolvidas pelas coordenações educativas do Museu do Homem do Nordeste (Casa Forte) e Engenho Massangana (Cabo).
 

Tema

“Mundo Digital: Museus em Transformação” vai ser a temática abordada nesta edição da Primavera dos Museus na Fundaj, com quatro atividades: o ‘Museu Vai à Escola’, o ‘Conheça o Museu com uma Peça’, o ‘Ligeiro no Muhne’ e o ‘Papo de Cozinha’, com oficinas inseridas na programação e gravadas nos ambientes dos museus.

Serviço: Museu Vai à Escola
Edição especial do Museu do Homem do Nordeste para a Primavera dos Museus

Terça-feira (22), 15h

Quarta-feira (23), 16h

Quinta-feira (24), 15h

Sexta-feira (25), 14h
 

Domingo dos Pequenos na Primavera dos Museus

Dentro da programação da Primavera nos Museus, a coordenação educativa  do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) realiza a terceira edição do “Domingo dos Pequenos”, marcada para o próximo dia  27 no canal oficial da Fundaj, no YouTube. 

Atividades virtuais que exploram a imaginação e o fazer manual dos pequenos, vão poder ser exploradas. São elas: “Bichos Desarrumados do Nordeste”, “Rio de Nêgo d’Água” e “Vicente do Rego Monteiro para Crianças – A Geometria da Arte”.

Serviço:

Domingo dos Pequenos na Primavera dos Museus

Domingo (27), das 10h às 12h no canal da Fundaj no YouTube

 

Veja também

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Newsletter