Cinema

31º Cine Ceará: inscrições abertas para mostras competitivas de longa e curta-metragem

Festival de cinema vai acontecer em formato presencial e virtual de 27 de novembro a 3 de dezembro

Inscrições podem ser realizadas para mostras competitivas de curtas e longas-metragensInscrições podem ser realizadas para mostras competitivas de curtas e longas-metragens - Foto: Rogério Resende

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (10) até o dia 10 de setembro. Interessados podem se inscrever para mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 31ª edição.

O festival acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021, em formato presencial e virtual. Regulamento e formulários de inscrição para cada mostra estão disponíveis no site www.cineceara.com. As inscrições são gratuitas.  

A edição de 2021 do Cine Ceará terá programação presencial em Fortaleza, com limite de público determinado pelo Governo do Estado no período do evento. No Cineteatro São Luiz serão exibidos os longas-metragens das mostras Ibero-americana e “Olhar do Ceará”. Já no Cinema do Dragão e no canal do Cine Ceará no YouTube serão exibidos os curtas-metragens da “Competitiva Brasileira” e da “Mostra Olhar do Ceará”.   

 

A exemplo do formato adotado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, os longas-metragens da mostra competitiva poderão ser assistidos de casa e de qualquer lugar do País, através do Canal Brasil e da plataforma de streaming dos Canais Globo e Globoplay, que exibirão esta programação do Cine Ceará simultaneamente e em única exibição.  Haverá também atividades nas mídias sociais do festival. 

Inscrições
A Mostra Olhar do Ceará é aberta a realizadores cearenses, radicados ou não no Ceará, e  residentes no Ceará há mais de três anos. Podem ser inscritos filmes de curta e longa-metragem, concluídos a partir de janeiro de 2020, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental.  

A Competitiva Brasileira de Curta-metragem é aberta a trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. Podem ser inscritos curtas de ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2020, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.  

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é direcionada a produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com filmes de animação, ficção, documentário ou experimental. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2020 com duração mínima de 60 minutos. 

A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos e, no conjunto das mostras competitivas, reserva no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras. O resultado será anunciado no dia 10 de outubro.  

Premiação
O Júri Oficial da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem escolherá os vencedores do Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica.  

Na Mostra Competitiva Ibero-americana o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Feminina, Atuação Masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som,  Direção de Arte e Prêmio da Crítica.

O Melhor Longa, eleito pelo Júri Oficial receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento. 

Serão agraciados também com o Troféu Mucuripe o Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem na opinião do Júri da Mostra Olhar do Ceará 

Além destes prêmios, o Cine Ceará inova nesta edição com o cachê de R$ 6 mil, que será concedido para cada filme selecionado para a Mostra Competitiva  Ibero-americana de Longa-metragem. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival. 

Serviço
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Inscrições de 10 de agosto a 10 de setembro de 2021 
Informações: www.cineceara.com
Instagram: @cineceara/ Facebook: Festival Cine Ceará/ E-mail: [email protected]

Veja também

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"
Música

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos
MÚSICA

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos

Newsletter