cinema

5 melhores plot twists do cinema

As reviravoltas que ninguém esperava

Foto: Divulgação

Muitas vezes as pessoas sentam para assistir a um filme e se deixam levar pelo enredo e no final são surpreendidas por uma grande reviravolta. Aqui vai uma lista de cinco filmes com os melhores plot twists de todos os tempos (com spoiler).

Sexto Sentido (1999)
O psicólogo infantil Malcolm Crowe encontra um garoto que afirma ver pessoas mortas o tempo todo. O seu casamento está em decadência e aparentemente é ignorado por todos.

O diretor, Nigth Shyamalan, usa o recurso de mostrar a verdade sem entregar o grande final. A descoberta que o psicólogo estava morto o tempo todo complementa as cenas que aparentemente não fazem sentido ao longo da narrativa.

Possuídos (1998)
Depois de presenciar a execução de um criminoso, o investigador John Hobbes, começa a acreditar que outras pessoas estão possuídas pelo mesmo demônio que o condenado.

Durante todo o longa o diretor faz com que o público acredite que o protagonista narra o filme. Mas no final é descoberto que o demônio, Azazel, explica como ele quase morreu ao perder o seu hospedeiro.

O Homem de Palha (1973)
A obra britânica fala sobre um investigador que recebe uma carta anônima sobre o desaparecimento de um rapaz e vai até a ilha investigar o ocorrido. 

Durante todo o filme, é possível perceber que os nativos da ilha estão escondendo algo do policial, mesmo tratando ele bem o tempo todo. Também há o impacto das tradições pagãs no protagonista cristão.

No final do filme, ele é queimado vivo em um grande boneco de madeira em um ritual pagão. O desaparecimento foi uma isca para o sacrifício ir até a ilha.  
 
Clube da Luta (1999)
Um homem comum e descontente com sua vida conhece em um vôo uma figura totalmente oposta a ele. A pessoa que ele gostaria de ser, um homem independente e ousado que faz o que gosta.

Com um toque do destino os dois acabam juntos lutando no estacionamento de um bar, e outros começam a se juntar a eles. Com o passar do tempo eles se tornam um clube anarquista e tudo fica perigoso.

O protagonista ao perceber que não tem mais controle sobre a bola de neve que se formou, tenta impedir o clube de explodir diversos prédios e acaba descobrindo que ele mesmo é o outro.

O alter ego dele dominava seu corpo enquanto dormia e nada do que acha que fez com seu parceiro aconteceu, foi apenas ele.

Os Infiltrados (2002)
O filme do prestigiado diretor Martin Scorsese acompanha a rotina de um policial infiltrado na máfia irlandesa e um criminoso da mesma máfia infiltrado na polícia. Os dois tentam descobrir a identidade do outro e ao mesmo tempo tentam esconder pistas da sua verdadeira identidade.

O filme é uma refilmagem da obra chinesa, Mou Gaan Dou (Conflitos Internos) e usa um recurso muito interessante para antecipar o enredo para os mais atentos.

Todos os personagens que aparecem perto de um X, sendo ele formado por dois objetos através de uma perspectiva ou apenas um desenho, morrem.

Veja também

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'
Streaming

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19
Coronavírus

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19