cinema

Confira seis filmes de Pedro Almodóvar para maratonar

Se você ainda não conhece o trabalho de Almodóvar, esta é sua hora

Foto: Wikimedia commons

Além de fazer aulas de espanhol, um jeito bem legal de praticar o idioma é através da arte: música, pintura, literatura e, claro, filmes. Dentro do cinema,  destacamos os filmes de Pedro Almodóvar, diretor aclamado pelo seu jeito singular de contar histórias.

Com uma mistura de cor, humor, drama e relações humanas, o diretor espanhol sempre encontra uma ponte para conectar seus longas com acontecimentos marcantes na história do país, principalmente na política. Conheça alguns deles e aproveite o final de semana para maratona-los!
Àtame! (1989)

Ricky, interpretado por Antonio Banderas, passou os últimos anos de sua vida internado em um hospital psiquiátrico e decide ir atrás de um ex-contatinho seu, Marina (Victoria Abril). Acontece que Marina não se lembra de Ricky, pois na época em que o casal viveu o romance, ela tinha muitos problemas com drogas.

Contudo, a falta de memória da amada não é um problema para o apaixonado Rick, que a sequestra em sua própria casa e a mantém em cativeiro por diversos dias. Até que…

¿Qué he hecho YO para merecer esto!! (1984)

Ser faxineira, dona de casa, mãe de adolescentes e ainda ter que conviver com a sogra e o marido preguiçoso 24h por dia não é mole. É por isso que Gloria (Carmen Maura) acaba tendo um surto e passa a tomar diversas atitudes um tanto quanto questionáveis…Como permitir que o dentista esquisito de seu filho o adote em troca de um tratamento de dentes.

Isso antes de ela descobrir que seu marido estava tendo um caso.

Dolor y gloria (2019)

Novamente interpretado por Antonio Banderas, ator que você verá em vários outros filmes de Pedro Almodóvar, Salvador Mallo é um diretor de cinema bem sucedido que está passando por uma crise de identidade.

O filme retrata suas reflexões perante ao seu passado e presente. Desde sua infância pobre, sua relação intensa com sua mãe (Penélope Cruz), e seu primeiro crush, até a ida à escola de padres e os demais acontecimentos que o levaram para o momento atual. 

De certa forma, podemos dizer que essa obra cinematográfica traz muitos elementos da vida pessoal do próprio Almodóvar, o que a torna muito mais interessante. Principalmente para quem admira o diretor. 

La piel que habito (2011)

Quando sua esposa é toda carbonizada em um terrível acidente de carro e acaba comentendo suicídio por não conseguir mais se olhar no espelho, o cirurgião plástico Robert Ledgard é tomado por uma sede de vingança. 

Também interpretado por Antonio Banderas, o doutor encontra uma forma de criar uma nova pele que protege corpos queimados e é sensível ao toque. Mas para testar essa nova invenção, ele precisa de uma cobaia, certo? Pois bem, Robert escolhe-a à dedo.

Madres paralelas (2021)

Duas mães dão à luz na mesma hora, no mesmo quarto do mesmo hospital. Essa coincidência de acontecimentos acaba conectando as duas Janis e Ana para a vida toda. Ainda que haja uma grande diferença de idade e de realidades.

Contudo, além da conexão, existe algo ainda mais profundo que elas compartilham. Em paralelo, Janis (Penélope Cruz), está em busca de desenterrar os restos de seus parentes que foram assassinados em um confronto histórico.

Hable con ella (2002)

O enfermeiro Benigno, interpretado por Javier Cámara, é chamado para cuidar de uma paciente que está em coma, Alicia (Leonor Watling). No entanto, essa não é a primeira vez que ele vê a moça…Na verdade, Benigno já vinha observando ela há bastante tempo, durante suas aulas de balé em uma escola que ficava perto do hospital. 
A obsessão do enfermeiro pela bailarina é tanta, que ele acaba nutrindo uma relação com ela, mesmo que ela não esteja conscientemente presente.

Dos filmes de Pedro Almódvar que citamos hoje, você encontra no Netflix: “Hable con ella”, “¿Qué he hecho YO para merecer esto!!” e “Madres Paralelas”. 

Veja também

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira
Streaming

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica
DJs

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica