Artes plásticas

'A Casa Simples: Envolver-se' é mostra coletiva no poço da Panela

Joelson Gomes, Maurício Castro, Isabela Stampanoni e Joana Liberal assinam exposição coletiva com criações em barro

Artistas começaram a desenvolver diálogos durante a pandemia de Covid-19Artistas começaram a desenvolver diálogos durante a pandemia de Covid-19 - Foto: Divulgação

Leia também

• Fenearte homenageia o Manguebeat em sua 22ª edição, que ocorre em julho

• Cidade de Taquaritinga do Norte recebe o 3° Festival Café Cultural; ouça

O barro como fio condutor de uma parceria e uma amizade entre dois artistas. Este é o início da nova empreitada Joelson Gomes e Maurício Castro, parceiros de aventuras artísticas, que estenderam a ideia da exposição "A Casa Simples: Envolver-se" a Isabela Stampanoni e Joana Liberal, colegas que pouco haviam experimentado a matéria barro e criação com cerâmica, mas que trazem uma carga afetiva comum ao grupo. A mostra começa hoje no Ateliê Casa Simples com curadoria de Joana D’Arc Lima.

Ideia veio na pandemia
“A ideia inicial era me reunir com os amigos para a construção do projeto e experimentação coletiva e colaborativa de trocas de saberes, de diálogo, de materiais e de repertórios geracionais. Mas aí veio a pandemia e esses encontros precisaram ser feitos à distância”, explica Joelson. Ele diz também que havia uma crença e uma necessidade política, na vida contemporânea, do encontro e da conversa como estratégia de resistência aos processos de fragmentação e de políticas de eliminação do (a) outra: a contrapelo de uma vida fascista.  

Na impossibilidade dos encontros, cada artistas envolvido, em conversas mediadas pelas tecnologias foi se reinventando no modo de envolver-se com o barro e o processo criativo. Uma imersão feita na cidade de Tracunhaém, Terra do Barro, também foi importante para os artistas vivenciarem o dia a dia dos oleiros locais, do processo de criação.

“Mesmo que conte muito das subjetividades individuais, simultaneamente fala e grita do tempo que vivemos coletivamente entre o isolamento e o desejo de rua. Fala dos corpos fragmentados, dos desejos de um devir plural e potente para as artes, cultura e para uma vida antifascista, fala diz das coisas e de um planeta vivido em tempos pandêmicos”, conta a curadora Joana D’Arc Lima.

SERVIÇO
Exposição 'A Casa Simples: Envolver-se'
Onde: Ateliê Casa Simples (rua dos Arcos, 260, Poço da Panela)
De 06 a 29 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 17h, até 29 de julho
Instagram: @joelsonbiu
Entrada gratuita

Veja também

Rock in Rio: Palco Sunset terá britânicos, blueseiro americano e encontro de Pato Fu e Penélope
SHOW

Rock in Rio: Palco Sunset terá britânicos, blueseiro americano e encontro de Pato Fu e Penélope

Dia de São Jorge: Veja artistas que são devotos do Santo Guerreiro
Famosos

Dia de São Jorge: Veja artistas que são devotos do Santo Guerreiro

Newsletter