Logo Folha de Pernambuco

Estereótipos

'A gente não passa ileso', diz Mariana Xavier após receber críticas a seu corpo

Atriz fez desabafo após comentários negativos em um vídeo no qual dança com o namorado

Mariana XavierMariana Xavier - Foto: Reprodução

Mariana Xavier, 40, resolveu se manifestar por conta de críticas que recebeu sobre seu corpo após postar um vídeo no qual dançava "Despacito", sucesso de Luis Fonsi e Daddy Yankee, com o namorado, Diego Braga, 35. "As pessoas andam tão acostumadas a ver gente fake, posada, filtrada e editada, que quando olham um corpo real, principalmente em movimento, existindo e se exibindo sem preocupação de buscar o look ou o ângulo mais favoráveis, se assustam", iniciou a atriz em longo desabafo no Instagram neste sábado (23).

Xavier destaca que comentários insinuando que ela estaria grávida a fizeram questionar se deveria mesmo ter postado o vídeo. "Alguns perguntaram, outros já concluíram que eu estava grávida, afinal, para exibir uma barriga grande daquela, de top, sem pudor, só mesmo gestante, né? Porque aí pode. Aí tem explicação. É aceito. É bonito". A atriz continuou, refletindo como críticas sem fundamento podem ser nocivas à percepção que a pessoa tem de si mesma.

"O mais interessante sobre esse episódio é o quanto o julgamento do outro contamina o nosso olhar sobre nós mesmos. Quando eu decidi postar o vídeo, eu nem liguei para o meu corpo, porque só o que eu via era uma energia deliciosa de um casal se amando e se divertindo enquanto cuidava da saúde, mas depois dos comentários sobre a minha 'gravidez imaginária', o tamanho da minha barriga passou a saltar aos meus olhos! Eu cheguei a me perguntar se deveria ter postado o vídeo", disse a artista, perplexa.

Ela encerrou a postagem alertando para a importância de não comentar sobre o corpo do outro. "Por melhor que seja a nossa autoestima, a gente não passa ileso", disse Xavier, destacando estar bem-resolvida com a aparência e ter superado o episódio, mas alertando para o fato que nem todo mundo reage da mesma forma. "Para quem está com a autoimagem mais fragilizada, determinados comentários podem fazer um estrago e tanto", concluiu.

Atualmente no ar como Biga, na reprise de "A Força do Querer", a atriz estreou no teatro em 1990 na peça "A Bailarina e o Soldadinho de Chumbo em: Travessuras de Malvina". Ativista do body positivity, movimento que defende a aceitação do corpo como ele é, estando dentro ou fora de padrões socialmente impostos, Xavier se destacou por protagonizar o clipe do hit "Jenifer", do cantor Gabriel Diniz (1990-2019) e por viver Marcelina, na trilogia "Minha Mãe É Uma Peça".

Veja também

'Talvez o mais célebre nome da nossa propaganda', diz Lula sobre Washington Olivetto
LUTO

'Talvez o mais célebre nome da nossa propaganda', diz Lula sobre Washington Olivetto

Fotógrafa que clicou mão de Nala fala do parto: 'Sigo sem palavras pra descrever essa emoção"
Iza

Fotógrafa que clicou mão de Nala fala do parto: 'Sigo sem palavras pra descrever essa emoção"

Newsletter