Cinema

'A Morte Habita à Noite', filme pernambucano, abre o 30º Cine Ceará

A atriz recifense Endi Vasconcelos concorre ao prêmio de Melhor Atriz por sua participação no longa-metragem

"A Morte Habita à Noite" tem direção de Eduardo Morotó"A Morte Habita à Noite" tem direção de Eduardo Morotó - Foto: Divulgação

A 30º edição do Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema começa neste sábado (5), em formato presencial e virtual, com transmissão pelo streaming Canal Brasil Play. O filme que abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, às 20h, é o pernambucano “A Morte Habita à Noite”, de Eduardo Morotó.

Livremente inspirada na obra do poeta, contista e romancista Charles Bukowski, a obra conta a história de Raul, um escritor decadente vivido por Roney Villela. A atriz pernambucana Endi Vasconcelos interpreta Cássia, que aos cruzar o caminho do protagonista faz com que ele ressignifique o amor e a morte.

“Cássia é uma jovem mulher, mas que já passou por muita coisa. Ela é cheia de vida e, ao mesmo tempo, está um pouco perdida. É uma pessoa que não se encaixa muito nesse mundo como ele é”, explica Endi. A personagem é baseada no livro “A Mulher Mais Linda da Cidade”, de Bukowski.

Em sua primeira experiência com um longa-metragem, a pernambucana concorre ao Prêmio de Melhor Atriz no Cine Ceará. Também foi indicada, na mesma categoria, Inffinito Brazilian Film Festival, de Miami, nos Estados Unidos, que ocorreu virtualmente entre os meses de setembro e outubro.

“Acho que a premiação tem um lugar muito importante de incentivo. Se eu tinha algumas dúvidas sobre a minha profissão, essas indicações vão me ajudar a seguir em frente. Para mim, só em concorrer já é uma felicidade enorme”, comenta.

Em fevereiro deste ano, “A Morte Habita à Noite”  teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Rotterdam, na Holanda. Em função da pandemia do novo coronavírus, a estreia em circuito comercial ainda não tem uma data definida.

O filme é o primeiro longa assinado por Morotó, que já dirigiu os curtas “Quando Morremos à Noite” e “Todos Esses Dias Em Que Sou Estrangeiro”. Filmada em 2017, a produção teve cenas rodadas na região central do Recife. O elenco traz nomes como Mariana Nunes, Rita Carelli, Pedro Gracindo, Nínive Caldas e Everaldo Pontes. 

Veja também

Globo prefere alongar e dividir o ''Domingão com Huck" a manter programas por temporada
Globo

Globo prefere alongar e dividir o ''Domingão com Huck" a manter programas por temporada

"A literatura tem o papel da descoberta do conhecimento", diz Mário Hélio, novo membro da APL
ESCRITA

"A literatura tem o papel da descoberta do conhecimento", diz Mário Hélio, novo membro da APL

Newsletter