Música

Abulidu fecha EP 'Os Boys de Baobá' e faz show na Casa Balea, em Olinda

Nova música evidencia personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, Leônidas da Silva, Boca no Trombone, SpokFrevo Orquestra e Orquestra Criança Cidadã

Banda pernambucana AbuliduBanda pernambucana Abulidu - Foto: Rafael Mudo/Divulgação

A banda afro-pernambucana Abulidu lança a música "Os Boys de Baobá", terceira e última canção do EP homônimo. O som, com produção musical do olindense Buguinha Dub e capa do grafiteiro e ilustrador pernambucano Adelson Boris, fica disponível nas plataformas digitais na próxima sexta-feira (13). No mesmo dia do lançamento, o grupo faz um show na Casa Balea (antiga Casa do Cachorro Preto), em Olinda/PE (Rua 13 de Maio, 99 - Carmo), às 20h, com a entrada custando R$ 10 (preço único).  

O cartaz de divulgação do show homenageia Wellington e Luiz, desabrigados nas ruas de Olinda. Ambos são figuras conhecidas da população olindense. A arte foi elaborada por Raoni Assis, artista visual pernambucano e ilustrador nascido em Olinda.

Outra curiosidade é que, exatamente no dia 13/05/2022, Abulidu completa um ano do seu primeiro lançamento nas plataformas digitais, "Quilombo Urbano". O cantor e compositor Hélio Abulidu, ao lado de toda a banda, reitera que "nos contaram que Isabel aboliu em 13 de maio. Tudo mentira! Em 13 de maio, Abulidu conta outra história. É dia de cantar o que não contou a história. Cantar os fatos. Celebrar com punhos cerrados. Sorrir com dentes afiados para cortar todo tipo de preconceito. Nossa música é uma marcha!". 

"Os Boys de Baobá"
Entre as referências da letra estão os personagens Biba e Bongô do Castelo Rá-Tim-Bum, o recital Boca no Trombone, do bairro de Água Fria (Recife), a SpokFrevo Orquestra, do Recife/PE, o ex-jogador Leônidas da Silva, carioca falecido em 2004, e a Orquestra Criança Cidadã (OCC), do bairro do Coque, Recife.

“Biba e Bongô são as figuras negras do Castelo Rá-Tim-Bum, e Leônidas da Silva, que era negro, foi o autor do primeiro gol de bicicleta do futebol brasileiro, em 1932. Já o recital Boca no Trombone, a SpokFrevo Orquestra e a OCC são projetos que marcam a história da cultura pernambucana, sendo fundamentais para a construção social”, comenta o cantor e compositor Helio Abulidu.

A primeira parte da música "Os Boys de Baobá" chega com “Lá no meu Castelo Rá-Tim-Bum/Eu sou Bongô, chega Biba”. Na segunda estrofe, manda “Não somos metaleiros da SpokFrevo/Mas sempre tamo no naipe/Com a mão no mike (mic) e a Boca no Trombone/Revelamos o panorama da cidade”. E segue mais adiante com “Voamos como bicicleta de Leônidas/Se vira e faz gol de qualquer lugar”.

No último trecho, fecha com “Do Coque à Soweto (cidade na África do Sul)/Fazendo soneto/No céu do Irã/Soldados da OCC/Orquestra Criança Cidadã”.

Futuro
Abulidu irá lançar no fim deste ano o seu primeiro álbum pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife. O disco também terá produção do olindense Buguinha Dub e contará com participações especiais, que serão divulgadas no perfil do banda no Instagram. O grupo é formado por Helio Abulidu (cantor e compositor), Thúlio Xambá (percussões e voz), Arnaldo Monte (percussões), Paulo Alves (violão e voz), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo), além dos trabalhos técnicos de Caravela.

Ficha técnica de "Boys de Baobá"
Capa: Adelson Boris
Produção musical: Buguinha Dub
Fotografia: Rafael Mudo
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Banda: Helio Abulidu (cantor e compositor), Thúlio Xambá (percussões e voz), Arnaldo Monte (percussões), Paulo Alves (violão e voz), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo)
Agradecimentos: Rennan Peixe, Caravela, Adiliane Batista e Renata Mesquita

Siga a banda Abulidu nas redes sociais para acompanhar as novidades - https://bit.ly/3rUweAv

Serviço:

Abulidu na Casa Balea

Data: Sexta-feira, 13/05
Local: Casa Balea, em Olinda/PE (Rua 13 de Maio, 99 - Carmo)
Horário: 20h 
Entrada: R$ 10 (preço único)

Veja também

Anitta rebola ao lado de MC Daniel, que vive affair com empresária, e ele reage
Anitta

Anitta rebola ao lado de MC Daniel, que vive affair com empresária, e ele reage

Astro de "O Senhor dos Anéis", Viggo Mortensen mostra desinteresse por franquias hollywoodianas
Filmes

Astro de "O Senhor dos Anéis", Viggo Mortensen mostra desinteresse por franquias hollywoodianas

Newsletter