Memória

Acervo de Naná Vasconcelos promete ganhar espaço cultural no Recife

Obra do percussionista pernambucano pode ganhar um equipamento no Bairro do Recife

Acervo Naná VasconcelosAcervo Naná Vasconcelos - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A movimentação de Patrícia Vasconcelos, viúva e detentora do acervo do percussionista Naná Vasconcelos, vem rendendo projetos e negociações em torno da obra do músico pernambucano. Em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (20), ela destacou negociações iniciais com a Prefeitura do Recife, sobre a criação de um espaço cultural no Bairro do Recife, nas imediações do Marco Zero. 

 

 

De acordo com o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, a intenção de Patrícia cabe com o tipo de projeto público trabalhado pela pasta. "Um lugar que tenha parte do acervo, exibindo toda a conexão com a obra. Mas também pactuamos um espaço que fomentasse a criação de conversas, debates e formação cultural. Chegamos a um modelo, que ainda não está fechado, porque ainda precisamos identificar esse espaço", conclui o secretário, que já entrou em contato com outros setores da prefeitura que poderiam identificar essa localização. A expectativa é ter novidades ainda no primeiro semestre. 

"A gente sempre fala que o o recifense precisa ter contato com a cultura. Naná trazia essa identidade cultural. Sendo assim, esse deve ser um espaço de encontro, porque perde a caracteristica unicamente de visita para ser um lugar de vivencia. Nosso compromisso é continuar articulando", garantiu.

Segundo Patrícia, as propostas para o aluguel da casa onde eles moravam, no bairro da Encruzilhada, serão, então, guardadas até que algum projeto de preservação do acervo englobe o imóvel. “Caso não aconteça, precisarei dar continuidade no desmonte da estrutura”, destacou. Boa parte do material, entre instrumentos e troféus, já foi para o depósito, no bairro da Imbiribeira, e também está à disposição para futuras ações.

"Eu sempre acredito na obra dele como múltiplas células, que podem se ramificar para vários projetos no audioviosual, na educação e por aí vai", defende. Para se ter uma ideia, artistas de outras Estados também tiveram interesse em expor o material de Naná. “Que será ótimo, mas espero que o pontapé inicial seja aqui em pernambuco”, completa ela, que tem o apoio de um projeto protocolado pela Vereadora do Recife, Liana Cirne, para a concretização do equipamento cultural. "Esse projeto autoriza a criação de um espaço cultural destinado à preservação, exibição e difusão da obra de Naná Vasconcelos e autoriza que sejam firmados convênios com instituições públicas, privadas e instituições de ensino para sediar o equipamento, mas também para a curadoria desse local, sendo por meio de convêncios de instituições de ensino já pensando na cátedra de Naná Vasconcelos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco", detalha a vereadora. 

Homenagem acadêmica 
Segundo o pró-reitor de extensão Cultura e Cidadania, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Moisés de Melo Santana, a arte de Naná Vasconcelos será trabalhada como cátedra. Dessa forma, a entidade passa a exaltar todas as nuances de uma grande obra.

“A cátedra é um espaço de produção de conhecimento, de pesquisa e de criação de eventos, que mantém vivo o campo de produção e conhecimento nas diversas linguagens. Pode desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, promovendo junto à Escola Naná Vasconcelos, que já existe e está em remodelação, desenvolver mais ações em torno da obra”, conclui. A formalização deve acontecer entre o final do primeiro semestre ou no começo do segundo. 

Produção de documentário
Em parceria com a Associação Raízes da Tradição, que trabalha com acervo audiovisual, Patrícia vasconcelos e os diretores Ana Paula Jones e Fábio Gomes preparam um documentário sobre a obra do percussionista. A estreia será no dia 5 de março, no formato de “especial”, na TV Globo Nordeste.

Veja também

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça
BBB 24

BBB 24: Tadeu pede mudança em sorteio de Prova do anjo para evitar acusações de trapaça

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"
BBB 24

Equipe de Wanessa Camargo se manifesta após desclassificação: "Jogo acabou"