Cultura+

Acervo de Waldemar Valente é doado à Fundação Joaquim Nabuco

Coleção reúne cerca de 6 mil artigos, desde recortes de jornais a obras originais nunca publicadas

Itens de Waldemar Valente estavam sob os cuidados da viúva, Marilene TorquatoItens de Waldemar Valente estavam sob os cuidados da viúva, Marilene Torquato - Foto: Divulgação

Cerca de seis mil artigos que pertenciam ao médico, antropólogo, escritor e pesquisador Waldemar Valente acabam de ser doados à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) por sua viúva, Marilene Torquato.

São manuscritos, diplomas, livros originais inéditos, revistas, críticas e comentários sobre seu trabalho, correspondências a personalidades ilustres, medalhas, troféus e artigos de temáticas diversas, que se somam à coleção que Waldemar, ainda em vida, já havia doado à instituição. “Gosto muito de guardar as coisas, mas me sinto muito bem sabendo que encaminhei o acervo para um local que o fará permanente e as pessoas terão acesso”, afirmou Marilene.

Leia também:
Família de Joaquim Nabuco doa documentos para acervo da Fundaj
Fundação Joaquim Nabuco guarda acervo visual precioso
Fundação Joaquim Nabuco chega aos 70 anos


Falecido há 27 anos, Waldemar foi servidor da Fundaj desde a década de 1960, tendo sido responsável por pesquisas importantes nas áreas da cultura, folclore e miscigenação, sobretudo na questão indígena e afrodescendente.

Junto com o cineasta Rucker Vieira, ele realizou um trabalho etnográfico sobre terreiros de religiões afrodescendentes, cujo acervo fotográfico foi doado à Fundaj. Respeitado pelo povo dos terreiros, Waldemar tinha permissão para entrar e participar até de cultos vetados ao público. Até hoje há fotografias desses momentos que não podem ser mostradas.

Veja também

"Tentei me defender dessa loucura que deu nele", diz gerente agredido pelo ator Rafael Cardoso
RIO DE JANEIRO

"Tentei me defender dessa loucura que deu nele", diz gerente agredido pelo ator Rafael Cardoso

Kate Middleton é vista pela primeira vez desde sua hospitalização
MUNDO

Kate Middleton é vista pela primeira vez desde sua hospitalização