Acessos à tese de Stephen Hawking derrubam site

Físico disponibilizou na internet sua tese de doutorado 'Propriedades dos Universos em Expansão', que atingiu 60 mil visualizações em menos de um dia

Stephen HawkingStephen Hawking - Foto: Divulgação

Desde a segunda-feira (23), qualquer um pode fazer o download e ler a tese de doutorado do físico Stephen Hawking, 75, defendida na Universidade de Cambridge, em 1966, quando ele tinha apenas 24 anos. Quantos entenderão o texto, intitulado "Propriedades dos Universos em Expansão", é outra história.

Em menos de um dia, mais de 60 mil pessoas fizeram download das 134 páginas do texto pelo site da Universidade de Cambridge, que pode ser visto aqui. Todo o acesso repentino fez o site da universidade cair.

Hawking espera que o acesso gratuito ao seu primeiros trabalho inspire outros não apenas a pensar e a aprender, mas a compartilhar suas pesquisas. "Ao tornar minha tese de doutorado pública, espero inspirar as pessoas ao redor do mundo a olhar para as estrelas e não para seus pés; para que se perguntem sobre o nosso lugar no Universo", disse ao jornal britânico "The Guardian".

"Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, deve ter acesso livre e sem limites -não somente à minha pesquisa, mas a todos os trabalhos de destaque possibilitados pelo entendimento humano", acrescentou.

Leia também:
Livro de Milton Hatoum mescla drama familiar e ditadura
Viola Davis recebe prêmio de Artista do Ano da Universidade Harvard

A Universidade de Cambridge, que classifica a tese de "histórica e atraente", diz que já é o item mais solicitado em seu repositório de acesso aberto, o Apollo. "Nos últimos meses, a universidade recebeu centenas de pedidos de leitores que desejavam baixar a tese do professor Hawking na íntegra." O trabalho considera implicações e consequências da expansão do Universo, e suas conclusões incluem que as galáxias não podem ser formadas por meio do aumento de perturbações inicialmente pequenas.

Em 1963, poucos anos antes de defender sua tese de doutorado, o físico foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) -ou doença de Lou Gehrig, transtorno neurodegenerativo que causa a perda progressiva da coordenação muscular e dos movimentos do corpo, com sobrevida estimada em quatro anos.
Em 1988, Hawking lança o primeiro de vários livros, o best-seller "Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros", que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.

Veja também

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição
Reality Show

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres
Música

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres