Cultura+

Acompanhe em tempo real o adeus a Gugu Liberato

Ao contrário do que havia sido informado anteriormente, família de Gugu Liberato mudou de ideia e anunciou que enterro poderá ser acompanhado pelos fãs também

Caixão com o corpo de Gugu LiberatoCaixão com o corpo de Gugu Liberato - Foto: Reprodução/Record TV

O corpo do apresentador Gugu Liberato chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, num voo da Azul Linhas Aéreas com origem de Orlando, às 6h01 desta quinta-feira (28). A urna com o corpo do apresentador foi desembarcada antes das bagagens e liberação dos passageiros, às 6h53. A família de Gugu Liberato veio no mesmo avião em que o corpo do apresentador estava.

Em seguida, o corpo foi encaminhado para área do aeroporto que realiza a liberação e a perícia para o posterior encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na zona sul da Capital. Fãs do apresentador estão esperando desde a noite de quarta-feira a abertura do velório de Gugu Liberato na Alesp.

Leia também:
Avião com corpo de Gugu Liberato chega ao Brasil
Gugu recebe homenagem em exibição do 'Canta Comigo'


Ao contrário do que havia sido informado anteriormente, família de Gugu Liberato mudou de ideia e anunciou que enterro poderá ser acompanhado pelos fãs também.

Do lado de fora da Alesp, por volta das 8h, cerca de 50 pessoas já esperavam, mesmo debaixo de chuva, a chegada do corpo de Gugu para participarem do velório. Francisco de Assis, 62, também conhecido como "Palhaço Chupetinha", veio para homenagear seu ídolo, que o ajudou em um momento de dificuldade. "Eu já tive um bate-papo com ele [Gugu], ele me ajudou em uma ocasião há alguns anos atrás, e por isso vim fazer essa homenagem; cheguei a conhecer ele."

O humorista conta que procurou Gugu na época em que ele estava no SBT e que ganhou dele uma passagem de ônibus. "Trouxe até o pintinho amarelinho, que foi o que deu grande sucesso para o Gugu. Acredito que só eu que vou aparecer com esse pintinho amarelinho. E, se for possível, vou pôr em cima do caixão."

Emocionada, a gaúcha Carmita Rodrigues da Silva, 66, segurava seu guarda-chuva com uma mão e, com a outra, uma foto de Gugu, seu grande ídolo. "Eu gostava muito do programa dele. Vai ficar no meu coração. Chorei bastante, estou de luto."

No local, comerciantes ambulantes também já estavam presentes, vendendo fotos, cartazes e faixas do apresentador.

Caixão chega com o corpo do apresentador

Caixão chega com o corpo do apresentador - Foto: Reprodução/Record TV

Acompanhe em tempo real a despedida ao apresentador:

21h50 Depois de quase 12 horas, a família de Gugu Libertado deixa o velório do apresentador sob aplausos

20h45 - “Era um sujeito que sempre tinha uma palavra bacana, um carinho", relembrou o apresentador Celso Zucatelli.

20h44 - Onze dos 100 jurados do "Canta Comigo" prestaram homenagem ao Gugu. Após o ato, os jurados do reality se abraçaram.

20h41 - “Estou arrasada. Eu queria guardar a imagem dele, do programa dele", falou a socialite Andréa Nóbrega.

20h41 - Cristina Rocha relembrou do amigo: “Nesses 60 anos ele foi ótimo pai, ótimo filho”.

20h18 - A cantora Graça Cunha, jurada do Canta Comigo falou um pouco sobre os bastidores do programa: “A gente brincava muito antes de começar a gravar. Eu sou privilegiada de conhecer e trabalhar com esse gênio da TV. Era uma alegria imensa! Nos mais de 20 anos essa participação foi um dos maiores presentes”.

19h30 - Fãs aguardam m mais de uma hora em fila para velório na Assembleia Legislativa de São Paulo

19h23 - A mãe de Gugu, Dona Maria do Céu, se afastou um pouco do caixão para descansar. Familiares fizeram uma oração em volta do corpo.

18h48 - “É horrível ver ele lá. Eu não aguentei. Me deu uma tremedeira. É muito triste.”, disse Helen Ganzarolli sobre a situação.

18h46 - “A gente só tem que enaltecer o Gugu. A gente olha pro céu e pede a Deus que ele já esteja junto dele. Era um cara muito devoto, muito religioso”, falou o humorista Tom Cavalcante.

18h24 - A cantora Roberta Miranda, emocionada, falou sobre a tragédia. “Não dá pra não sofrer com essa perda inesperada”.

18h06 - O humorista Marquito relembrou a perda de outro amigo que morreu essa semana, o Rapadura. “Perdemos um dos maiores apresentadores. Não tenho palavras, é muito triste. Perdi dois amigos nessa semana: Gugu e o Rapadura”

18h04 - Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos, falou sobre o ex-apresentador da Record. “É uma situação inacreditável. A gente tem que ser forte, pela família, amigos e meu pai. É uma grande perda pra nossa família. O Gugu era como se fosse um irmão pra mim”. 

17h40 - Representantes dos taxistas de São Paulo levaram uma faixa em homenagem a Gugu Liberato. Um dos quadros mais famosos do apresentador era o Taxi do Gugu.

16h41 - Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV, destacou a importância de Gugu Liberato para a história da televisão brasileira. “Quando lembrarem dele, vai vir um Gugu que deixou ensinamentos. Não estamos falando do artista, e sim do Augusto. Pai, filho, amigo, pessoa muito simples, que demonstrava muito afeto. Ele fez a história dele e é parte fundamental da história da TV brasileira. Isso tem que ser guardado, cultivado e rever isso com muita alegria.”

16h25 - As coroas estão sendo armazenadas do lado de fora, na rampa de acesso ao velório.

15h44 - O apresentador Marcos Mion se emocionou bastante assim que chegou ao velório. '"Deixar um país em luto é o sinal da importância", declarou.

15h38 - A apresentadora Sabrina Sato chegou ao velório e foi direto falar com familiares de Gugu Liberato.

15h22 - A apresentadora Eliana acaba deixou o velório bastante emocionada. À Record TV, ela declarou sobre o apresentador. “Ainda é difícil de acreditar. Acho que o Gugu deixou um legado de amor e gratidão. Ele deixou um registro muito positivo”, disse.

15h19 - O filho da cantora Simony e afilhado de Gugu Liberato, Ryan Benelli, 18 anos, pediu à mãe para ir embora do velório do apresentador.

15h08 - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, emitiu uma nota lamentando a ausência no velório. “Neste momento de tanta tristeza e consternação, em que a cidade de São Paulo presta homenagem a um de seus filhos mais ilustres, gostaria de manifestar meu mais profundo pesar aos familiares, amigos e a todos os admiradores de Gugu Liberato, um dos maiores comunicadores do Brasil. Na impossibilidade de comparecer ao velório, deixo aqui minha solidariedade e o desejo que todos tenham força e fé para superar um momento tão difícil.”

14h50 - A apresentadora Eliana chega ao espaço reservado ao velório de Gugu

13h38 - Familiares permanecem próximo ao caixão enquanto acontece o velório

13h34 - Funcionários da Assembleia Legislativa de São Paulo limpam incansavelmente a rampa que direciona ao espaço reservado ao velório de Gugu

13h29 - Amádio Liberato, irmão de Gugu, chegou ao velório uma hora após os portões serem abertos.

13h27 - Rafael Ilha, que integrou o Polegar, banda formada por Gugu, concedeu depoimento sobre a morte precoce de Gugu. "A gente pode guardar maravilhosas lembranças. Ele foi meu ídolo, depois se tornou meu empresário, meu amigo. É difícil. O que falar dele? Eu vim aqui só pra olhar pra ele e dar tchau. Consegui falar com todos os familiares. O mais bacana antes de ele ter ido é ele ter me visto bem. Ele sempre torceu muito por mim, me ajudou muito", contou.

13h21 - Ana Hickmann foi outra que se emocionou no velório. Ela abraçou todos os familiares e conversou com dona Maria do Céu

13h18 - Celso Portiolli, que substituiu Gugu no Domingo Legal, chegou ao velório visivelmente abalado

13h14 - Cesar Filho lembra que começou na TV junto com Gugu Liberato e disse que era bastante próximo dele também na vida pessoal. "A gente sempre foi muito próximo. Começamos a carreira juntos. Ele conquistou tudo que queria", revela.

13h05 - Luiz Bacci consolou a mãe de Gugu, após ela cair no choro. "Dona Maria inconsolável fala muito do marido dela que partiu exatamente hoje há 10 anos. Não aguentei quando vi o João Augusto chegando, tinha prometido não vir mais em velório mas vi ali a mesma cena eu com 13 anos no enterro do meu pai e precisava consolar”. Além disso, Luiz Bacci resolveu não ver o apresentador no caixão: "Vou guardar na memória a imagem da última vez que o vi na casa dele".

13h01 - Mãe de Gugu cai no choro durante velório

Mãe de Gugu, Maria do Céu

Mãe de Gugu, Maria do Céu - Foto: Reprodução/Record TV

13h01 - Marcelo de Carvalho, presidente da Rede TV! comenta sobre Gugu: "Uma vida inteira de exemplos, um sujeito do bem, bom caráter. Eu conhecia ele pessoalmente não só da televisão”

12h44 - Dona Maria do Céu, mãe do apresentador, acompanha o velório sentada ao lado do caixão. Famosos que compareceram ao local, deram força à mulher de 90 anos

12h42 - Muita gente entrou carregando fotos e cartazes. Os fãs saem emocionados do salão nobre. Alguns param na saída e tentam ficar mais um pouco próximo ao caixão

12h39 - Houve uma mudança na organização habitual dos velórios na Assembleia. Normalmente, o caixão é colocado de frente para a porta e a fila de fãs fica longe. Desta vez, da forma como está, o público consegue passar mais perto do corpo para prestar a última homenagem

12h35 - Velório de Gugu Liberato foi realizado com caixão aberto

12h34 - Fãs encaram chuva para dar adeus a Gugu Liberato

12h19 - O primeiro fã que estava na fila se emociona muito ao entrar na Alesp.

12h18 - Público foi liberado para entrar no velório de Gugu

12h15 - Chove forte agora na zona sul de SP e o público ainda aguarda a liberação para entrada no salão do velório. Algumas pessoas gritam para que o acesso fosse liberado: "Abre a porteira"

12h10 - Foi colocado um painel com fotos da carreira de Gugu atrás do caixão com o corpo do apresentador.

12h03 - O médico que atestou a morte de Gugu, dr. Guilherme Lepski, acaba de chegar ao velório.

12h01 - Chegou coroa de flores dos apresentadores Luciano Hulck e Angélica.

11h58 - "O Gugu gostava muito do mar. Eu fui várias vezes a casa dele no Guarujá. Já naquela época, há mais de 30 anos, ele já olhava o mar e dizia 'como isso me acalma'", João Doria

11h57 - Cada fã vai ter aproximadamente 30 segundos para se despedir de Gugu

11h57 - Mais de 200 pessoas estão trabalhando na segurança do funeral

11h46 - O governador de São Paulo João Doria acaba de chegar à Alesp para o velório de Gugu

11h42 - "O Gugu deu essa chance para mim, assim como ele dava para muita gente. Eu sei que ele cumpriu a missão dele, mas é muito triste. Eu não queria nem ter vindo", afirmou Comandante Hamilton.

11h40 - Chega à Alesp a coroa de flores do SBT.

11h39 - O cantor Bruno também KLB chegou à Alesp e afirmou: "É um momento muito triste, de um sofrimento gigantesco, mas o legado vai continuar. Nós três devemos muito a ele na nossa carreira. Mas ele vai continuar vivo em nossos corações".

11h36 - Neste momento, um banner com fotos do Gugu começa a ser montado atrás do caixão.

11h34 - Leandro, do KLB, e a mulher Natalia Guimarães, miss Brasil de 2007, chegaram ao velório.

11h29 - Coroa de flores do Silvio Santos chega à Alesp. Apresentador cancelou gravações à tarde e é esperado no funeral.

Ermelinda Vitar Silva, 52 anos, é artista de rua e está na fila para ver o apresentador e depois ir trabalhar

Ermelinda Vitar Silva, 52 anos, é artista de rua e está na fila para ver o apresentador e depois ir trabalhar - Foto: Reprodução/Record TV

11h24 - Do lado de fora da Alesp, fãs esperam autorização para se despedir de Gugu. Ermelinda Vitar Silva, 52 anos, é artista de rua e está na fila para ver o apresentador e depois ir trabalhar

11h16 - Filhos de Gugu recebem as condolências de amigos e familiares.

10h46 - Familiares caem no choro ao chegar no velório

10h37 - Caixão de Gugu é descarregado do carro funerário e adentra a Alesp

10h30 - Maria do Céu, mãe de Gugu, é carregada em cadeiras de rodas na entrada do velório

10h28 - João Augusto Liberato, filho mais velho de Gugu, chega à Alesp para o velório

10h21 - Corpo de Gugu chega à Assembleia Legislativa de São Paulo

10h10 - Organização do velório recomenda que o público não fique mais de 30 segundos em frente ao caixão para se despedir de Gugu Liberato

9h49 - Comboio com o corpo de Gugu Liberato chega a São Paulo e encontra trânsito intenso na Marginal Tietê

9h19 - Comboio que transporta o caixão com o corpo de Gugu Liberato não encontrou dificuldades no trânsito da Rodovia dos Bandeirantes e trajeto pode ser feito em menos de duas horas, como era previsto inicialmente

 

 

Veja também

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira: "é necessário parar, respirar e cuidar"
Pausa na carreira

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira: "é necessário parar, respirar e cuidar"

Newsletter