CINEMA

Açude que serviu de cenário para 'Bacurau' enche após 13 anos, e diretor celebra; veja

População da cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, faz vigília no local para acompanhar sangria do reservatório, o principal no Estado

Antes e depois do açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, no Rio Grande do NorteAntes e depois do açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte - Foto: Reprodução/X

O açude de Gargalheiras, na cidade de Acari (RN), está próximo de atingir o nível máximo de sua capacidade — e deve transbordar em breve, de acordo com especialistas. Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o local serviu de locação para o filme "Bacurau" (2019) e foi cenário para o esconderijo do personagem Luga (interpretado pelo ator Silvero Pereira) no longa-metragem de Kleber Mendonça Filho.

Imagens mostrando o antes e o depois do lugar vêm sendo compartilhadas nas redes sociais. Parte dos moradores da cidade faz uma vigília ao redor do açude, desde a noite da última segunda-feira (1º), para não perder o momento em que Gargalheiras sangrar (transbordar). "Em Acari, a expectativa pela sangria do Gargalheiras é em clima de Copa do Mundo. Tem gente que vai varar a noite na beira do açude só pra ser o primeiro a ver a água verte", comentou um morador do local.

O cineasta Kleber Mendonça Filho, que dirigiu "Bacurau", também celebrou o fato por meio do X (antigo Twitter). "Deve sangrar hoje pela primeira vez. Chega dá uma tontura ver as duas fotos", escreveu ele, ao compartilhar fotos do lugar seco e cheio de água.

A última vez que o açude de Gargalheiras sangrou foi em 2011. A "sangria" é o termo usado para quando o reservatório transborda, ultrapassando o nível de 100% da capacidade. Principal reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para mais de 44 milhões de metros cúbicos de água, o local ficou totalmente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

O aumento no nível do Gargalheiras foi impulsionado pelas chuvas que caíram recentemente no estado e também pela sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que levou parte da água para o açude da cidade de Acari. No relatório semanal mais recente divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), na última quinta-feira (28), o Açude Gargalheira apresentava 36% de acúmulo de água — e esse já era o maior volume registrado desde 2012.

Veja também

Boninho diz que votação para último paredão do "BBB 24" está "surpreendente"
BBB 24

Boninho diz que votação para último paredão do "BBB 24" está "surpreendente"

Quem são os finalistas do BBB 24? Conheça os perfis e relembre a trajetória
BBB 24

Quem são os finalistas do BBB 24? Conheça os perfis e relembre a trajetória

Newsletter