Música

Adelmo Arcoverde compila método de ensino da viola nordestina em livro

"Viola do Nordeste - Da Cantoria A Viola Progressista" é a primeira publicação do professor de música

Adelmo Arcoverde, professor de músicaAdelmo Arcoverde, professor de música - Foto: Divulgação

“Viola do Nordeste - Da Cantoria A Viola Progressista", primeiro livro do professor de música pernambucano Adelmo Arcoverde, é um material didático que compila o método prático de ensino da viola nordestina. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (26), com um evento no Auditório Marco Camarotti, no Sesc Pernambuco, às 16h. 

A obra é dividida em dois módulos. O primeiro abrange o método prático, assimilação de vocabulários musicais e o desenvolvimento técnico para o estudante. Já o segundo contempla um acervo de partituras musicais do autor, arranjos de canções de Luiz Gonzaga e transcrições de melodias de diversos gêneros da cantoria de repente. 

Escrito a partir de pesquisas iniciadas pelo autor ainda na década de 1960, o livro abrange o público de músicos e instrumentistas que se interessem pela linguagem da música nordestina. O método teve, em sua organização, a colaboração da etnomusicóloga, arte-educadora e violeira Laís de Assis. 
 

A publicação conta com incentivo do Funcultura e contempla ainda a tiragem de CD com audiobook de textos, exercícios e músicas, para escuta de pessoas com deficiência visual. O evento de lançamento é gratuito e a retirada de ingressos começa às 15h.

Veja também

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo
Bienal de SP

Zé Carioca: 80 anos celebrados com obra lançada na Bienal de São Paulo

Primeira edição da Feira New Kids chega ao Classic Hall em setembro
Feira

Primeira edição da Feira New Kids chega ao Classic Hall em setembro