Cultura+

Aeronáutica investiga desastre aéreo que vitimou Gabriel Diniz e dois pilotos

Segundo a aeronáutica, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já estão realizando “ações iniciais” na aeronave

Gabriel Diniz, cantor Gabriel Diniz, cantor  - Foto: Divulgação

A aeronáutica iniciou as investigações do desastre aéreo que vitimou o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier.

Segundo a aeronáutica, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), que é o órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já estão realizando as “ações iniciais” na aeronave de modelo Piper PA-28-180 Archer, matrícula PT-KLO, fabricada em 1974, que caiu nessa segunda-feira (27), na cidade de Estância, no sul do estado de Sergipe.

De acordo com a aeronáutica, as ações iniciais possuem o objetivo de coletar dados através de fotografias do local do acidente, da análise das partes da aeronave, da reunião de documentos e dos relatos de pessoas que possam ter visto a aeronave no momento do ocorrido.

Leia também:
'Não era à toa que você tinha nome de anjo', diz Safadão em homenagem a Gabriel Diniz
Pai de Gabriel Diniz afirma ter pressentido que algo ruim aconteceria ao filho
Corpo do cantor Gabriel Diniz começa a ser velado em João Pessoa


As investigações realizadas pelo Cenipa, de acordo com a aeronáutica, também possuem o objetivo de prevenir novos acidentes com a mesma característica.

Por meio de nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave envolvida no acidente.

“Essa apuração verificará em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de instrução, categoria destinada a voos de treinamento. Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados", diz a Anac.

Também por meio de nota, o Aeroclube de Alagoas, responsável pela aeronave, informou que presta solidariedade aos familiares das vítimas e que a empresa está à disposição dos órgãos fiscalizadores. A conclusão da investigação não tem prazo para terminar.

A aeronave, que decolou de Salvador/BA, após o cantor fazer um show em Feira de Santana/BA, no fim de semana, seguia para Maceió/AL. Gabriel ia comemorar o aniversário da noiva, a psicóloga alagoana Karoline Calheiros, que completou 25 anos na segunda (27), dia do acidente. Os corpos do artista e dos pilotos foram localizados em uma área de mangue.

Veja também

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos, no Rio
LUTO

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos, no Rio

Entenda a treta entre o irmão de Marília Mendonça e Naiara AzevedoBBB 22

Entenda a treta entre o irmão de Marília Mendonça e Naiara Azevedo