A-A+

Afoxé Oxum Pandá se apresenta na Pracinha de Boa Viagem

Show que divulga a herança afrobrasileira acontecerá nesta quarta (12), a partir das 19h

Afoxé Oxum Pandá se apresenta na Pracinha de Boa ViagemAfoxé Oxum Pandá se apresenta na Pracinha de Boa Viagem - Foto: Rennan Peixe/Divulgação

Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, na Pracinha de Boa Viagem, o grupo cultural Afoxé Oxum Pandá mostra toda a sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil. Com 23 anos de fundação, o grupo canta a beleza negra, a riqueza da herança afro-brasileira e propaga o amor e reconhecimento da história de luta e resistência dos antepassados. 

A apresentação integra a programação do Projeto Recife + Cultura da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. 
Com sua origem vinculada ao movimento negro de Olinda, o Afoxé Oxum Pandá nasceu no ano de 1995, por uma iniciativa do Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos, que sentiu-se motivado em multiplicar os saberes vivenciados após anos de contribuição e militância no Afoxé Alafin Oyó (um dos principais grupos desta linguagem no Estado de Pernambuco).

Leia também:
Afoxé é resistência contra o racismo, Maracatu vai além da religião
Grupo Afoxé Oxum Pandá faz apresentação no Teatro Arraial
Museu de Artes Afro-Brasil oferece oficina de dança com Oxum Pandá

O primeiro CD, intitulado “Não há silêncio”, abriu definitivamente o Oxum Pandá no cenário musical, inserindo o Afoxé em diversas apresentações em várias cidades de Pernambuco, inclusive na cidade de São Paulo. 

Já seu segundo trabalho intitulado “Brilho do Sol”, traz diversas músicas autorais com arranjos de Jorge Riba (sambista consagrado em nosso estado pelo trabalho que resgata o samba de raiz) e a voz de Maria Helena Sampaio (yalorixá fundadora do Oyá Tokolê Afoxé Owo), referência no meio musical e religioso.

Há dois anos, o Oxum Pandá lançou seu terceiro CD – Deusa da Beleza com produção de Jorge Féo e direção musical de Jorge Riba, tendo como convidados os cantores Gerlane Lops e Gonzaga Leal. O show de lançamento da mídia aconteceu no Janeiro de Grandes Espetáculos com a participação de As Crioulas, Adriana B e Jorge Riba.

Veja também

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador
TUTORIAL

Aprenda como publicar uma foto no Instagram pelo computador

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza
VIRAL

Noiva recusa voto de submissão ao casar e viraliza