Música

"Água pras Crianças": disco de inéditas de Zé Renato alerta sobre a importância das águas

Lançado pelo Selo Sesc, álbum tem a participação de Lenine e Geraldo Azevedo, entre os convidados

Disco tem o selo do Sesc Digital, e está disponível nas plataformas de músicaDisco tem o selo do Sesc Digital, e está disponível nas plataformas de música - Foto: Divulgação

Cai bem em uma brincadeira de roda ou em uma sessão de cantorias de aniversário. O tanto quanto serve (e talvez, principalmente) para “ninar” adultos sobre a importância do tema. O disco “Água pras Crianças”, trabalho idealizado pelo cantor e compositor capixaba Zé Renato, e lançado recentemente nas plataformas de música pelo Selo Sesc, é necessário para quaisquer idades e chega ainda em tempo de despertar, em tom lúdico e reflexivo, sobre o sem número de retrocessos ambientais e em especial, sobre a (quase) falta d’àgua que ameaça todo o planeta.

Um clamor que o ex-integrante do Boca Livre tomou para si e compartilhou em letras e melodias fáceis, fluidas e dançantes, tomadas por dez faixas inéditas que reforçam como um grito de alerta a urgência de formar gerações conscientes e, quiçá, salvar a humanidade.

 

Zé Renato, cantor e compositorCrédito: Rafael Furtado

Ao lado de Lenine e Geraldo Azevedo, entre os convidados da empreitada musical e ambiental, Zé Renato levou também para o disco Pedro Luís, Marina Íris e o coro do Instituto Sabendo Mais - que integra a Escola Nova Holanda, localizada na Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.



Zélia Duncan, J. Velloso, Ivan Santos, Paulinho Moska, Paulo César Pinheiro, Flávia Ventura, Juca Filho e Joyce Moreno assinam letras do álbum que, numa mescla de ritmos que passa pelo samba, pela ciranda e pelo coco, entre outros, foi gravado antes da pandemia e era projeto antigo e desejado por Zé – artista que gradativamente tem voltado a pisar nos palcos presenciais, inclusive ao lado do filho, o guitarrista João Moschkovich. Os dois estiveram juntos e fizeram a reabertura do Teatro Rival (RJ) no último mês de junho.



Em parceria com Pedro Luís, em letra e cantoria, “Pra Chover Mais Peixe” abre o disco com melodia animada e avisando “pra toda gente” que para chover mais peixe e inundar o mar, colorir o rio, vai ter que cuidar. Já em “As Nossas Águas Vão Rolar”, Zé divide letra com Zélia Duncan e remonta à história do Brasil, desde a chegada das caravelas portuguesas, quando as águas eram mais azuis. “E por que agora o mundo inteiro joga lixo?”.

“Gota”, faixa seguinte aberta pelo coro do Sabendo Mais – que, aliás, está presente em todas as canções do disco – traz em tom de samba e com a voz da cantora e compositora Marina Íris, a assustadora realidade de que o ‘Velho Chico’ (Rio São Francisco) pode não resistir.

Em “Queimada”, Lenine dá as caras e ressalta sobre a “maré cheia que pode secar” e Geraldo Azevedo convida para cirandar na beira do mar em “Ciranda das Águas”. Com Paulinho Moska, Zé Renato assina “Pra Natureza Recomeçar” e entoa a importância da chuva e dos novos começos que as “águas transparentes que caem do céu” podem possibilitar.
 

Lenine é um dos nomes que participam do disco               Crédito: Reprodução/Instagram

“Cada Gota é um Tesouro” exalta, em introdução solo do coro dos pequenos do Instituto, que restos de desamor podem fazer secar as águas e elas, as crianças, precisam ser chamadas como salva-vidas da natureza.

Zé Renato segue impondo didaticamente mensagens necessárias em “A Partida” e em “Água pra Quê”, e finaliza em “De Onde é Teu Navio?”, com virtuosidade e esmero que, não à toa, o coloca entre os nomes da música brasileira que enveredam sem acanhamento com a arte aliada a questões ambientais/sociais.

Dessa vez, ele percorreu pela imensidão dos universos pueris dos pequenos, que podem ser a resistência que falta para salvaguardar as vastidões de naturezas afetadas pela desumanidade dos maiores que um dia eles também serão.

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter