Cultura+

Álbum 'Planeta Fome', de Elza Soares, é lançado nas plataformas digitais

Novo disco de Elza é uma explosão de ritmo e contestação que traz diversas participações especiais.

Cantora Elza Soares lança 'Planeta Fome' nesta sexta (13)Cantora Elza Soares lança 'Planeta Fome' nesta sexta (13) - Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Elza Soares se superou mais uma vez. Depois do sucesso de "Deus é Mulher" (2018), ela lança nas plataformas digitais, nesta sexta-feira (13), seu novo álbum, "Planeta Fome", uma explosão de ritmo e contestação que reforça seu status como uma das maiores cantoras do Brasil.

Ela dá risada ao ouvir a descrição da sensação desta repórter, após escutar as faixas da obra: "impactada". "O disco é uma criança muito sadia, nasceu muito bem. Fico feliz com a reação das pessoas. Sabe que eu não sei dizer como é isso? É inspiração mesmo, vontade de estar junto com o povo, de fazer as pessoas mais felizes. Mas, saiba que eu não trabalho só. Tenho muita gente do bem ao meu lado", afirma.

Leia também:
Na potência máxima: Elza Soares une vozes pela resistência no Red Bull Music Festival São Paulo
Elza Soares 'responde' foto de diretora da Vogue que remete à escravidão
Elza Soares e Martinho da Vila divertem público da Bienal no Rio

E é verdade. Com um trabalho de construção primoroso, com produção executiva e conceito artístico de Pedro Loureiro e Juliano Almeida, o disco conta com diversas participações especiais e tem, ainda, a ousadia de trazer na capa um desenho da transexual e ativista LGBT Laerte, exibindo uma infinidade caótica de signos que complementa a "porrada" expressa pela música.

Do alto de uma carreira musical que se estende por 60 anos e com 34 discos gravados, a cantora de 89 anos é pura força e frescor.  Em "Planeta Fome", Elza religa os dias atuais à própria história, remetendo à ocasião em que, buscando dar de comer aos filhos, foi a um programa de rádio apresentado por Ary Barroso. Na ocasião, vestia uma roupa vários números maior que seu tamanho. Sob as risadas da plateia, Ary perguntou de que planeta a candidata a caloura tinha vindo. "Do mesmo planeta que o senhor, seu Ary. Do planeta fome", respondeu, certeira. 

"Infelizmente, de lá pra cá não mudou nada. Piorou. A fome só aumentou. E o povo não tem fome só de comida, não. Tem fome de saúde, fome de respeito, fome de educação, de cultura, de amor. Já descreveram o Brasil como país do amor, mas, aqui, a gente não tem mais amor. É duro ser brasileiro", critica.

A miscelânea de 12 faixas ao mesmo tempo mata e aguça as fomes de quem ouve. O disco abre com a dançante "Libertação", gravação que já tinha sido lançada no mês passado e conta com a participação da banda BaianaSystem, da Okestra Rumpilezz e da cantora Virgínia Rodrigues. "Eu não vou sucumbir / Avisa na hora que tremer o chão/ Amiga, é agora, segura a minha mão", conclama, com voz rascante.





Na sequência, o afoxé "Menino" se configura como uma rara oportunidade de apreciar os dotes de Elza como compositora. De um passado cada vez mais presente, ela resgata "Comportamento Geral" e "Pequena memória de um país sem memória", ambas de Gonzaguinha, trazendo releituras que se somam às letras atuais e pungentes.

A situação política do país segue como tema central do álbum, como por exemplo em "Brasis" (Seu Jorge/Gabriel Moura/Jovi Joviniano), onde ela canta que "tem um Brasil que é próspero/ Outro não muda / Um Brasil que investe / Outro que suga / Um de sunga / Outro de gravata / Tem um que faz amor / E tem o outro que mata", e em "País dos sonhos" (Chapinha da Vela/Carlos Palhano), que clama por "um país onde a saúde não esteja doente": "Eu preciso encontrar um país/ Onde ninguém enriqueça em nome da fé / E o prazer verdadeiro do crack / Seja fazer gols como Garrincha, obrigada Mané!", canta.




Ativista, Elza tem "A Carne" como um dos sucessos de sua carreira recente, e a referência ao hit surge em "Não tá mais de graça" (Rafael Mike). Ela faz um dueto com o rapper, no qual avisa que "a carne mais barata do mercado não tá mais de graça" e ordena: "prepara o coração, que eu vou escurecer e pode dar piripaque”.

Entre as várias faixas comoventes, chama a atenção a "Blablablá” - uma colagem de "Chega" (Gabriel Contino/ DJ Meme / André Gomes); "Me dê motivo" (Michael Sullivan / Paulo Massadas), imortalizada nos anos 1980 na voz de Tim Maia; e "Rap do BNegão" (BNegão). "A partir de agora a terra é plana e dois mais dois são sete", alfineta Elza, enquanto um sampler interrompe a sucessão de críticas e pede, "me dê motivo pra ir embora".

"Há muitos motivos para sair do país, mas eu não quero que ninguém vá. Agora é que o Brasil está precisando da gente", diz Elza. A seguir, a letra de "Virei o jogo" (Pedro Luis) é como uma mensagem encorajadora e nem um pouco cifrada: "não descarrega sua arma em mim/ A sua raiva não vai me abater / Você é não, sou um milhão de sins / Tenho meu povo pra me proteger".

Veja também

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido
Famosos

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido

Família Beckham: saiba como estão os quatro filhos do jogador e da ex-Spice Girl
Famosos

Família Beckham: saiba como estão os quatro filhos do jogador e da ex-Spice Girl

Newsletter