Música

Alceu Valença lança 'Saudade', novo álbum em voz e violão

Disco é o segundo de quatro lançamentos que o pernambucano pretende fazer em 2021

Alceu ValençaAlceu Valença - Foto: Leo Aversa/Divulgação

A pandemia da Covid-19 pode até ter afastado Alceu Valença temporariamente dos palcos, mas com certeza não o impediu de continuar fazendo música. Com 75 anos recém-completados em julho, o cantor e compositor pernambucano acaba de lançar o segundo de quatro álbuns que pretende apresentar ao público ao longo de 2021.

“Saudade”, como foi batizado o disco, segue o formato voz e violão. A gravação ocorreu no Estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, com produção do próprio Alceu e de Rafael Ramos. O registro conta com 11 canções, entre inéditas e outras já conhecidas na voz do artista filho de São Bento do Una.

A faixa-título do álbum, por exemplo, foi composta durante a quarentena e expressa o sentimento do músico diante do confinamento. “Saudade da estrada, saudade da rua, saudade do sol, saudade da lua. Eh, saudade! Saudade de amigos, como eu confinados, que mesmo distantes, se encontram ao meu lado”, versa o pernambucano.

O samba “Era Verão”, outra novidade, fala sobre a mudança do jovem Alceu de Recife para o Rio, no começo da década de 1970. A canção abre o novo álbum e, assim como em “Sem Pensar no Amanhã”, trabalho lançado anteriormente, a proposta é que a disposição das faixas componham um roteiro sentimental idealizado pelo cantor. Composições já conhecidas pelos fãs, como “Tropicana” (1982) e “Olinda” (1985), completam o disco.

Homenagem em live

Iniciativa do ator e cantor Claudio Lins, em parceria com o jornalista Beto Feitosa, o Festival #ZiriguidumEmCasa celebra os 75 anos de Alceu Valença em sua 22ª edição. O show virtual ganha transmissão neste sábado, às 20h, no canal do evento no YouTube.

Claudio abre as apresentações, na companhia do pianista Heberth Souza. Ao longo da noite, eles recebem diferentes convidados, com a missão de interpretar músicas das diversas fases de Alceu. Geraldo Azevedo, Lia Sophia, Danilo Mesquita, Adriana B e Charles Theone estão entre os participantes. 

Veja também

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

Newsletter