Tragédia nos bastidores

Alec Baldwin não foi o primeiro: relembre outros acidentes fatais em sets de filmagem

O ator Brandon Lee, dublês e técnicos de diferentes filmes foram vítimas de casos similares ao ocorrido nas gravações de 'Rust'

Brandon Lee em "O Corvo"Brandon Lee em "O Corvo" - Foto: Reprodução

Um acidente em um set de filmagens deixou uma pessoa morta e outra ferida, nesta quinta-feira (22), no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Ao disparar uma arma cenográfica durante as gravações do filme “Rust”, o ator Alec Baldwin feriu fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins. O diretor do longa-metragem, Joel Souza, também foi atingido, mas sobreviveu.

Acontecimentos como o vivido pela equipe de “Rust” não chegam a ser uma novidade em Hollywood. A maior indústria do cinema mundial contabiliza diversos incidentes em filmagens ao longo da sua história, alguns com resultados fatais. Relembre casos com fins trágicos:

“O Corvo” (1993)

Filho do astro Bruce Lee, o ator Brandon Lee morreu aos 28 anos, de forma semelhante à diretora Halyna Hutchins. Durante a gravação de uma cena do filme “O Corvo”, em 1993, ele recebeu um tiro no abdômen. Por conta de um descuido da produção, a arma utilizada por Michael Massee, seu colega de cena, estava carregada com uma bala de verdade. Lee chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. 

“Deadpool 2” (2017)

Primeira mulher negra a se tornar profissional de motociclismo nos Estados Unidos, S.J. Harris, 40, fez sua primeira e última participação em um filme na sequência de “Deadpool”. Sem capacete, ela perdeu o controle da moto quando filmava uma cena em Vancouver, no Canadá, sendo arremessada contra uma janela de vidro. 

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2007)

Durante as filmagens de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" na Inglaterra, um carro envolvido na cena colidiu com uma árvore. O cinegrafista Conway Wickliffe, 41, que estava no banco de trás do veículo, sofreu ferimentos graves na cabeça e acabou falecendo. 

“The Walking Dead” (2017)

Em 2017, o dublê John Bernecker, 33, filmava cenas em uma sacada de um prédio para a oitava temporada da série “The Walking Dead”, nos Estados Unidos. Ele sofreu lesões na cabeça após cair de uma altura de sete metros no chão de concreto. O artista chegou a ser internado na UTI de um hospital, mas não sobreviveu. 

“Os Mercenários 2” (2011)

O segundo filme da franquia “Os Mercenários” também sofreu com um grave acidente envolvendo um dublê. Kun Lieu morreu na hora após uma explosão em uma cena de tiroteio em um barco, na Bulgária. Outro dublê ficou ferido na ocasião. 

“Twilight Zone: The Movie” (1982)

Um dos incidentes mais espantosos do cinema mundial ocorreu em 1982, durante as filmagens de “Twilight Zone: The Movie”, lançado no Brasil como “No Limite da Realidade”. O ator Vic Morrow morreu decapitado após um helicóptero utilizado na filmagem perder o controle. Outros dois atores, de apenas 6 e 7 anos de idade, também foram atingidos e faleceram. Além disso, outras seis pessoas foram feridas. 

“Resident Evil 6: O Capítulo Final” (2015)

Integrante da equipe de filmagem, Ricardo Cornelius, 34, foi esmagado por um carro militar que estava estacionado acima de uma plataforma giratória, na África do Sul. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu horas depois. Outro acidente no mesmo set ocorreu meses antes, quando a dublê Olivia Jackson dirigia uma motocicleta em alta velocidade e colidiu com um guindaste de câmera. Ela sobreviveu, mas precisou amputar um braço. 

Veja também

Banda Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito
Cultura

Devotos se torna Patrimônio Cultural do Recife após Lei sancionada pelo prefeito

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''
BBB 24

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: ''ficou rico, é?''

Newsletter