Novela

Alice Wegmann relembra assédio moral quando tinha 8 anos: 'Sua incompetente'

A experiência fez a atriz recordar o período em que foi atleta de ginástica, quando treinou com nomes como Daniele Hypolito e Jade Magalhães

Alice WegmannAlice Wegmann - Foto: TV Globo/Divulgação

Alice Wegman, 25, tinha apenas 15 anos quando começou a gravar a novela "A Vida da Gente", que começou a ser reprisada na segunda-feira (1º) pela Globo na faixa das 18h. Porém, já carregava algumas experiências que a ajudaram a compor a personagem Sofia.

Na trama, a garota é filha da treinadora Vitória (Gisele Fróes), que exige muito dela como tenista. A experiência fez a atriz recordar o período em que foi atleta de ginástica, quando treinou com nomes como Daniele Hypolito e Jade Magalhães. Ela chegou a disputar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística pelo Flamengo.

"Naquela época existia muito assédio moral e sexual", lembrou em evento virtual com a imprensa para o relançamento da novela. "Sofri muito assédio moral na vida. Aos 8 anos de idade, tinha técnico gritando: 'Sua incompetente'."

"Eu não tinha maturidade para ver o que era na época", afirmou. "Hoje tenho outro entendimento."

Wegmann lembra ainda que ficou muito nervosa quando viu o roteiro da primeira cena em que precisava chorar. Era uma sequência em que a mãe da personagem dela a criticava por não ter jogado tão bem quanto ela gostaria.

"Eu pensava: 'Como vou fazer isso? Não sei chorar'", revelou. "Quando a personagem da Gisele começou a falar aquelas coisas absurdas, veio, as lágrimas começaram a cair. Eu não estava entendendo nada."

A atriz disse que tem um carinho especial pela trama. Apesar de já ter feito uma participação anterior em "Malhação" (na temporada 18, que foi ao ar entre 2010 e 2011), essa foi a primeira novela. "Foi onde senti a minha vida começar na profissão", admitiu.

Além disso, teve a certeza de que queria ser atriz ao ver um ensaio entre Marjorie Estiano, que vive a personagem Manu, e Nicette Bruno, que interpreta Iná. "Eu estava dentro do camarim, tinha um longo tempo de espera, e as duas estavam batendo texto", lembrou.

"Quando entraram no estúdio, entrei junto e fiquei assistindo", disse. "Me lembro do momento exato que pensei: 'É isso que quero fazer para o resto da vida'."

Mesmo com pouca experiência na época, ela diz que pretende reassistir às próprias cenas com carinho. Ela citou a colega Ana Beatriz Nogueira, que dá vida a Eva na trama, para falar sobre como é rever as próprias performances: "Pensar que eu melhoro com o passar dos anos faz o futuro parecer mais simpático (risos)".

Veja também

Jerry Seinfeld repassa em livro sua trajetória no humor, piada por piada
Humor

Jerry Seinfeld repassa em livro sua trajetória no humor, piada por piada

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo
BBB 21

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo