A-A+

Alunos da UFPE lançam revista com produções jornalísticas e literárias

Terceira edição da revista Átimo será lançada nesta sexta-feira (20) em evento no Edf. Pernambuco

Revista Átimo será veiculada em formato impresso e onlineRevista Átimo será veiculada em formato impresso e online - Foto: Heloise Barreiro / Divulgação

Alunos de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam, nesta sexta-feira (20), a terceira edição da revista Átimo - projeto pedagógico que compõe a dinâmica do curso com a proposta de exercitar a coletividade criativa e reinventar o fazer jornalismo através de um olhar sensível. O evento é gratuito e acontece no Edifício Pernambuco, no bairro da Boa Vista, a partir das 18h.

No lançamento, haverá exposição fotográfica de imagens feitas durante o processo de produção da revista e exibição de conteúdos audiovisuais, além de apresentação musical com o DJ Thikos.

O eixo temático desta edição, coordenada pelos professores do Departamento de Comunicação (DCOM) Bruno Nogueira e Adriana Santana, é trabalhar a subjetividade do tempo, seja em pessoas, iniciativas culturais ou em cidade. A publicação estará disponível tanto em formato digital quanto impresso, com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que garantiu a veiculação da revista no formato.

Para a professora Adriana, este é “um momento em que os estudantes encontram a possibilidade de experimentar linguagens e formatos de veicular uma produção”. Ela enxerga a concretização do projeto como uma celebração da educação pública: “Conseguir colocar a Átimo na rua é prova de que o ensino público, gratuito de qualidade e inclusivo é potente, produtivo e produz conhecimento”.

A terceira edição da Átimo é um compilado de produções jornalísticas e literárias que serão apresentadas em diversos formatos, entre eles, reportagens, crônicas e entrevistas. Segundo o coordenador do projeto, o professor Bruno Nogueira, a revista é um espaço de experimentação no qual os estudantes têm “liberdade para experimentar e criar algo coletivamente”.

Leia também:
Cepe divulga balanço e anuncia lançamentos para 2020
Três mulheres vencem prêmio 'Oceanos' de literatura
UFPE comandará programa na Antártica

Entre os textos presentes na edição, estão reportagens que abordam histórias dos tempos da ditadura civil-militar, a influência de multinacionais na cultura popular e as manifestações artísticas que surgem nos subúrbios da capital pernambucana.

Veja também

Alok: DJ leva as vozes ancestrais dos povos indígenas ao mundo no Global Citizen Live
Show

Alok: DJ leva as vozes ancestrais dos povos indígenas ao mundo no Global Citizen Live

'O Coro', série de Miguel Falabella para o Disney +, inicia gravações
Musical

'O Coro', série de Miguel Falabella para o Disney +, inicia gravações