CARNAVAL 2024

Amaro Freitas vai celebrar Naná Vasconcelos na abertura do Carnaval do Recife

Pianista e compositor pernambucano é um dos convidados das nações de maracatus que subirão ao palco do Marco Zero

Amaro Freitas, pianista e compositor Amaro Freitas, pianista e compositor  - Foto: Reprodução/Instagram

Em meio às centenas de músicos que integram as nações de maracatu, um piano de cauda conduzido por Amaro Freitas estará no palco do Marco Zero, no próximo dia 8 de fevereiro, na abertura do Carnaval do Recife.

O pianista e compositor pernambucano, em conversa com a Folha de Pernambuco, contou que é um dos convidados da celebração e ficará à frente de uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos (1944-2016).

Na ocasião, Amaro antecipa a faixa "Viva Naná", que integra o próximo disco "Y'Y" - com lançamento marcado para o dia 1º março.

A novidade de sua participação na abertura do Carnaval no Marco Zero, foi contada pelo próprio Amaro, em rede social.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Amaro Freitas (@amarofreitaspiano)



"Vamos tocar também 'Sangue Negro', faixa-título do meu primeiro álbum. Vai ser um momento de homenagem a Naná e será a minha primeira vez tocando no palco do Marco Zero", contou ele à Folha.

Conexão com Naná
"Esse meu novo disco traz um conexão muito forte com Naná Vasconcelos. O título se chama Y'Y", que signifca água ou rio", explicou Amaro, em menção ao dialeto de uma comunidade indígena de Manaus, por onde ele passou um tempo enriquecendo-se de aprendizados sobre natureza e floresta, entre outros conhecimentos.

"O disco é uma grande conexão com essa comunidade indígena e também com a mesma reverência que Naná teve de ir para a mata e se conectar com as tribos indígenas, isso para mim é muito potente".

O álbum "Y'Y", que vem depois de "Sangue Negro" (2016), "Rasif" (2018) e "Sankofa" (2021), vem incrementar a vastidão que perfaz a história de Amaro Freitas em seu fazer artístico incontestável.

Naná, 80 anos
Naná Vasconcelos será destaque na programação, com Amaro Freitas e também com o Tumaraca, acompanhado do Grupo Voz Nagô, além da participação do Olodum, Lucas dos Prazeres, Luna Vitrolira e Balé Bacnaré.

Do erudito ao popular, a ancestralidade negra no palco do Marco Zero será protagonista na primeira noite dos festejos de Momo no Recife, que terá também o cantor e compositor Gilberto Gil "ocupando" o palco e celebrando Naná, com Patrícia e Luz Vasconcelos - esposa e filha do artista pernambucano - como convidadas.
 

Veja também

Armie Hammer é "grato" por por acusações de canibalismo; entenda
Armie Hamme

Armie Hammer é "grato" por por acusações de canibalismo; entenda

Fernanda Montenegro presta homenagem a Jacqueline Laurence: 'Saúdo sua vida cênica'
DESPEDIDA

Fernanda Montenegro presta homenagem a Jacqueline Laurence: 'Saúdo sua vida cênica'

Newsletter