A-A+

Amaro Freitas participa da segunda edição do ‘Estesia Convida’

Projeto 'Estesia Convida' promove debate e show com participação do pianista Amaro Freitas, nesta terça-feira (18), no Portomídia

Grupo EstesiaGrupo Estesia - Foto: Felipe Schuler/Divulgação

O grupo Estesia - formado por Carlos Filho (voz e guitarra), Miguel Mendes (baixo, sintetizadores e programações), Cleison Ramos (iluminação cênica) e Tomás Brandão (guitarra e programações) - recebe o pianista Amaro Freitas na segunda edição do projeto "Estesia Convida". Os artistas apresentam um espetáculo experimental pensado exclusivamente para o evento, nesta terça-feira (18), a partir das 19h, no Portomídia.

Considerado uma das maiores revelações da musical instrumental pernambucana contemporânea, Amaro ganhou projeção nacional ao unir o jazz a ritmos regionais nordestinos. Em outubro, ele deve lançar seu segundo álbum, "Rasif", pelo selo inglês Far Out Recordings.

"Amaro é um exemplo de sucesso nas duas vertentes. Gostamos da pesquisa que ele desenvolve e, ao mesmo tempo, achamos interessante a forma como ele gerencia a carreira, sem ter recebido nenhum financiamento público até agora", afirma Carlos Filho.

Leia também:
Oficina gratuita de música para surdos está com inscrições abertas
Irandhir Santos e Carla Valença entre os convidados do Estesia Convida
Moraes Moreira lança livro e faz show durante a Fenelivro


Ainda de acordo com o músico, o show seguirá um formato aberto. "A apresentação é dividida não em músicas, mas em cenas. Amaro vai participar de duas. Uma delas é baseada no improviso, grande característica da música dele, e na outra a gente o convida a mexer nos aparelhos eletrônicos que usamos. É o diálogo de, ao mesmo tempo, por um pé na música dele e ele se aproximar do nosso som", aponta.

  

Debates

Por meio de shows e rodas de conversas, o evento tem como proposta discutir soluções sobre financiamento cultural e promoção da economia criativa. Antes do show, será realizado um debate com o próprio Amaro e o produtor cultural e jornalista Maurício Spinelli, que há 15 anos atua nas áreas de cultura e comunicação.

Nas próximas edições, que seguem até o dia 16 de outubro, ainda participarão nomes como Luna Vitrolira, Carla Valença (Baile do Menino Deus), Irandhir Santos e André Brasileiro (Festival de Inverno de Garanhuns).

"Quando o Estesia surgiu como grupo, a gente percebeu que tinha um desafio: repensar a logística de produção, circulação e financiamento. Atrelado a isso, sentimos a falta de uma temporada de apresentações contínuas na Cidade. Para aliar essas duas coisas, conseguindo sentar e colocar em diálogo produtores, pessoas que desenvolvem tecnologias e artistas. Foi assim que criamos esse projeto", explica Carlos Filho.

Serviço:

"Estesia Convida", com Amaro Freitas
Nesta terça-feira (18), às 19h
No Portomídia (rua do Apolo, 235, Bairro do Recife)
Ingressos: R$ 15
Informações: (81) 98867-2702

 

Veja também

Nova galeria movimentará as artes na Zona Sul do Recife
Artes Visuais

Nova galeria movimentará as artes na Zona Sul do Recife

Nova 'Malhação' terá autores novatos e retratará a pior escola do Brasil
Novelas

Nova 'Malhação' terá autores novatos e retratará a pior escola do Brasil