saúde

"Amo comer carne crua", diz Brunna Gonçalves nas redes: por que a prática traz riscos para a saúde?

O exagero no consumo de carne crua aumenta o risco de infecções e diarreias

Brunna Gonçalves foi a quinta eliminada do BBB2, com 76,18% dos votos do público Brunna Gonçalves foi a quinta eliminada do BBB2, com 76,18% dos votos do público  - Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB e mulher da cantora Ludmilla, Brunna Gonçalves, revelou nas redes sociais que adora comer carne crua, mas a prática pode trazer riscos para a saúde, de acordo com especialistas.

Cozinhar a carne é importante para facilitar a digestão. O corpo digere a proteína em partículas menores, os aminoácidos, e o calor do cozimento auxilia nisso por meio de um processo que se chama desnaturação proteica, quebrando essas cadeias de proteína antes da ingestão, para ficar mais fácil depois.

Alimentos crus, principalmente carnes, que são muito perecíveis, são ambientes propícios para a proliferação de microrganismos e bactérias nocivas, o que pode provocar uma infecção grave, por mais saudável que uma pessoa seja. No cozimento, muitos desses microrganismos morrem.

Especialistas também apontam que não há nenhuma vantagem nutricional em consumir carne crua em comparação à cozida. A única diferença significativa é o sabor.

Veja também

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (20/06 a 26/06)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (20/06 a 26/06)

Imagem de Justin Timberlake na cadeia choca a web, mas não é a única: relembre alguns casos
CELEBRIDADES

Imagem de Justin Timberlake na cadeia choca a web, mas não é a única: relembre alguns casos

Newsletter