Cultura+

Amor e libertação norteiam webdocumentário de pernambucanos

O Encontro de Hoje possui três episódios que tomam o nome de bairros da cidade do Recife e Olinda: Boa Vista, Casa Amarela e Varadouro e estarão disponíveis a partir do próximo sábado (31), no canal do Youtube

Web-documentário O Encontro de HojeWeb-documentário O Encontro de Hoje - Foto: Youtube / Reprodução

Transbordar-se e fazer do outro a sua nascente. É exatamente isso que o amor - sentimento tão pouco valorizado na atual sociedade - representa e norteia a websérie O Encontro de Hoje, dirigido e produzido pelos pernambucanos Marcelo Oliveira e William Oliveira. Quem reside na Região Metropolitana do Recife sabe muito bem que os bairros - assim como algumas cidades, a exemplo de Olinda e Paulista - se interligam e dificilmente se tem noção de onde uma começa e a outra termina. Tudo acaba conectado.

Essas conexões amorosas fragmentam a websérie O Encontro de Hoje que possui três episódios que tomam o nome de bairros da cidade do Recife e Olinda: Boa Vista, Casa Amarela e Varadouro e estarão disponíveis a partir do próximo sábado (31), no canal do Youtube.

“Somos artistas gays e estamos utilizando da nossa liberdade de criação e escolhemos compartilhar nossas histórias, nosso amor, solidão, nossos medos e nossas origens. Nos encontramos no ano de 2014 e, desde então, entramos em um processo de analisarmos nossos relacionamentos amorosos, nossa relação com a família, com o bairro que moramos e principalmente, estudar como transformar e ressignificar essa análise em vídeo”, ressalta Marcelo.

Questionamentos permeiam a produção do webdocumentário e buscam cercear às dúvidas e quebrar costumes. “Como nos relacionamos? O que estamos procurando no outro? Onde localizamos nossos medos? A obra traz o perfil do homem moderno que tenta curar seus fantasmas internos vivendo uma liberdade rasa, estereotipada, baseada em realizações de desejos externos e carnais. É uma tentativa desesperada de encontrar no externo - fora do seu corpo; distante da sua respiração - a cura”, pontua.




Sinopse
O episódio Boa Vista apresenta o personagem Mateus (interpretado pelo ator Marcelo Oliveira), que após o término repentino de seu relacionamento, tenta suprir sua carência e solidão nos pontos de pegação gay do bairro Boa Vista. O episódio Casa Amarela conta a história de Ítalo, um jovem gay de 25 anos (interpretado pelo ator William Oliveira) que reside no bairro com seus pais (interpretado por Célia Regina e Gilberto Brito). O episódio conta uma fase do personagem que vive em um paralelo: dentro de casa com uma relação superficial com seus pais e fora de casa com uma relação mais íntima e verdadeira com seu namorado. O episódio Varadouro, conta a história de um ator de teatro (William Oliveira) que convida um crush (Marcelo Oliveira) para assistir seu ensaio em um galpão abandonado no bairro Varadouro. Lá, assim como em vários relacionamentos amorosos, eles se sentem presos, enclausurados, sufocados e agredido.

Veja também

O Poste recebe propostas artísticas para ocupação até domingo (31)
cênicas

O Poste recebe propostas artísticas para ocupação até domingo (31)

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Newsletter