Cultura+

Amparo 60 traz exposição com Delson Uchôa e José Patrício

Os artistas plásticos somam seus sucessos individuais na mostra "Pictoria", que terá vernissage nesta quinta, 08 de agosto, às 19h, na Amparo 60

Delson Uchôa e José Patrício apresentam afinidades nas cores e formas de suas obrasDelson Uchôa e José Patrício apresentam afinidades nas cores e formas de suas obras - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

"É como reunir, num mesmo espaço, o Caetano e o Gil das artes plásticas". A frase bem humorada de Lúcia Santos, proprietária da galeria Amparo 60, reflete a importância da exposição "Pictoria", que será aberta nesta quinta-feira (08), a partir das 19h, com obras do alagoano Delson Uchôa e do pernambucano José Patrício - artistas que, apesar de possuírem visões de mundo distintas, promovem um diálogo consistente, que passa pela escolha do uso de módulos em seus trabalhos e do cromatismo que remete à origem nordestina de ambos.

São apenas doze obras, selecionadas pela curadora Julya Vasconcelos. "Tentei encontrar pontos de convergência na produção dos dois. O que salta aos olhos é essa busca por pigmentos não tradicionais, o uso de objetos como pigmentos. Os dois realizam uma pintura expandida, que vai além dos cânones tradicionais", detalha.

Leia também:
Derlon inaugura exposição 'A beleza do tempo' na Galeria Amparo 60
Novas plataformas ganham espaço no mercado da Arte
Galeria Amparo 60 celebra mudança para o Edifício Califórnia com expo "Evoé"


Cada quadro da série

Cada quadro da série "Afinidades cromáticas" leva exatos 6.399 botões dispostos geometricamente - Crédito: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Nas obras que integram a exposição, José Patrício não usa tinta, explorando as tonalidades de objetos colecionados e cuidadosamente dispostos em padrões geométricos, como botões, canetinhas do tipo hidrocor e selos, numa repetição que remete à vida, pautada num ritmo constante, mas com resultados diferentes.

Isso pode ser percebido em "Sequências cromáticas", no díptico "Conexões cromáticas" e na série "Afinidades cromáticas", que exploram a transição de matizes e a recorrência de padrões matemáticos. O pernambucano expõe, também, o vídeo "Camaleão 2", no qual dezenas de versões da série "Afinidades cromáticas" se superpõem, trazendo resultados semelhantes e, contudo, diferentes, pulsando numa espiral de ritmo infinito.

O quadro

O quadro "Cirandinha" foi pintado sobre suporte de sombrinha chinesa e lona de algodão - Crédito: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Já Delson usa a "cor poliéster chinês" ao realizar composições com sombrinhas adquiridas em mercados populares e refletindo sobre o impacto geopolítico, ecológico e degradante que a globalização da economia vem causando. Com elas, o alagoano montou a pintura-objeto "Esférico Zigoto Chinês" e o painel "Cirandinha", sobre as quais realizou intervenções com tinta acrílica em tons estridentes, e a fotografia impressa em metacrilato "Bicho da Seda IX" (uma das dezenas de imagens realizadas durante intervenção artística na caatinga). Completando as obras presentes na mostra, ele traz a pintura "Irisação quadrado" e o díptico sobreposto e interativo "Pericárdio", cujos tons de vermelho impactam quem adentra a galeria.

José Patrício descreve sua obra como apolínea e a de Delson, dionisíaca - mas, diferenças à parte, o diálogo estabelecido na mostra se dá de forma tão efetiva que as paletas de cores se aproximam e um visitante desavisado poderia supor se tratar da produção de um único artista. "Foi muito interessante haver esse cotejamento entre nossas obras, porque tornou possível perceber afinidades que poderiam passar despercebidas", admite José Patrício. "Nós somos a mesma coisa exposta de forma diferente", resume Delson.

Serviço:
Delson Uchôa e José Patrício - "Pictoria"

Abertura: 08 de agosto de 2019 (quinta-feira), a partir das 19h. Evento só para convidados.
Visitação: 09 de agosto a 13 de setembro de 2019. Terça a sexta, 10 às 19h. Sábados das 11h às 17h
Onde: Amparo 60 - Edifício Califórnia - primeiro andar
Rua Artur Muniz, 82 - Segundo Jardim - Boa Viagem. Informações: 81 30336060
Classificação indicativa: Livre

 

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter