Festival

ANIMAGE anuncia vencedores da Mostra Competitiva 2021

11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE) exibiu, em formato híbrido, produções online e presenciais no Teatro do Parque

"Bestia", do chileno Hugo Covarrubias, foi o vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem"Bestia", do chileno Hugo Covarrubias, foi o vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem - Foto: Divulgação

O curta “Bestia”, do chileno Hugo Covarrubias e “Carne”, da brasileira Camila Kater, estão entre os premiados da 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE). As produções foram vencedoras nas categorias Melhor Curta-Metragem e Melhor Curta Brasileiro, respectivamente. Os vencedores da edição foram anunciados neste domingo (17).

A premiação foi definida pelo júri oficial do evento, composto pela artista visual e diretora portuguesa Bárbara Oliveira, a animadora Léa Zagury e pela cineasta Renata Pinheiro.

Participaram da Mostra Competitiva desta edição do ANIMAGE, 69 curtas de 26 países. No total, foram mais de 1,2 mil inscrições recebidas para a competição de curtas.
 



Com programação híbrida, mesclando entre exibições online e sessões presenciais no recém-inaugurado Teatro do Parque, considerando atividades presenciais e online, o festival contou com um público de 15 mil pessoas. 


PRÊMIO JEORGE PEREIRA
O ANIMAGE, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) - que escolheu o curta “Carne”, de Camila Kater como Melhor Filme Brasileiro - passa a nominar a premiação como Prêmio Jeorge Pereira, em homenagem ao animador, cineasta, roteirista e educador Jeorge Pereira, falecido neste ano de 2021. 

E a série “Foi Assim e Foi Assado”, de Chia Beloto, ganhou Menção Honrosa pelo júri da ABCA, este ano composto pelo animador Maurício Nunes, o designer, animador e  quadrinista Raul Souza e a animadora e produtora Tânia Anaya. 

O ANIMAGE tem incentivo do Funcultura via Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e patrocínio Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, via SIC, apoio do Consulado da França em Recife e Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Cepe - Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente e Teatro do Parque, e realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.
 

Premiados da Mostra Competitiva 2021
Melhor Curta - Grande Prêmio ANIMAGE - "Bestia", de Hugo Covarrubias (Chile)

Melhor Curta Infantil - "La Source des Montagnes", de Adrien Communier, Camille Di DioI, Benjamin Francois, Pierre Gorichon, Briag Mallat e Marianne Moisy (França)

Melhor Curta Brasileiro - "Carne", de Camila Kater (Brasil)

Melhor Direção - "GENIUS LOCI", de  Adrien Mérigeau (França)

Melhor Roteiro - "Just a Guy", de Shoko Hara (Alemanha)

Melhor Direção de Arte - "Moutons, Loup et Tasse de Thé…", de Marion Lacourt (França)

Melhor Técnica - "Machini", de Frank Mukunday e Trésor Tshibangu (Congo)

Melhor Som - "Affairs of the Art", de Joanna Quinn (Inglaterra/Canadá)

Menção Honrosa do Júri: "Tapajós: Uma Breve História da Transformação de um Rio", de Alan Schvarsberg e Cícero Fraga (Brasil)
 

PRÊMIO ABCA:

Melhor Curta Brasileiro - Escolha ABCA - Prêmio Jeorge Pereira  - "Carne", de Camila Kater Menção Honrosa do Júri ABCA - "Foi Assim e Foi Assado", de Chia Beloto

Veja também

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (22/02 a 28/02)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (22/02 a 28/02)

"Ferrari" tem seus deslizes, mas triunfa ao mostrar lado nada vitorioso na história da escuderia
CRÍTICA

"Ferrari" tem seus deslizes, mas triunfa ao mostrar lado nada vitorioso na história da escuderia