CINEMA

Décima-segunda edição do festival de animação "Animage" começa nesta terça-feira (15)

As sessões acontecem no Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE

Público Cinema São Luiz Público Cinema São Luiz  - Foto de Victor Jucá

O Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage) acontece no Recife a partir desta terça-feira (15). A edição deste ano conta com seis dias de programação e volta a ocupar as salas de cinema, após uma edição híbrida, do Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE com longas-metragens, competição internacional de curtas e mostras especiais.

As exibições têm como intuito promover e celebrar a originalidade e diversidade da animação mundial e conta com sessões para todas as idades além de oferecer atividades como masterclass e debates. Esta edição comemora os 50 anos de animação no estado de Pernambuco.

Origem 
Criado em 2008 por Antonio Gutierrez (Gutie) como forma de homenagear a sua relação com seu filho, o festival desde seu começo tem foco no cinema de animação autoral com películas tanto para crianças, que se encantam com as cores e formas nas telas, quanto para adultos, provando que cinema animado não é um mundo infantil e que existem diversos filmes animados maduros que possibilitam uma visão diferente e reflexiva de mundo. 

"Mais uma vez o Animage chega com uma programação diversificada e representativa do melhor da animação mundial. Este ano, nós dobramos o número de inscrições recebidas do mundo todo para a Mostra Competitiva de curtas, batemos recorde no número de longas exibidos e investimos em uma exposição comemorativa dos 50 anos de animação pernambucana", comenta Gutie, diretor do evento.

Representantes nacionais
“Os novos rumos do cinema animado brasileiro mostram um resultado empolgante em direção ao futuro. É no festival que essa produção cultural animada ganha vida, toca as pessoas, impulsiona saltos e interage com películas e artistas de todo o mundo”, comenta o curador do festival, Júlio Cavani. 

Entre os destaques da programação, está o longa que fará a abertura do evento, a obra "Perlimps", de Alê Abreu, diretor brasileiro indicado ao Oscar com o sucesso "O Menino e o Mundo". A obra conta com as vozes de Stênio Garcia, Lorenzo Tarantelli e Giulia Benite e narra a história de uma aventura mágica sobre criaturas poderosas e misteriosas que podem salvar a floresta e encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra. 
 
Mostras
O festival está na sua 12ª edição e contempla mais de 180 filmes de 47 países diferentes e seis tópicos diferentes:

-Circuito Competitivo premiará os melhores filmes selecionados pelo júri oficial, nas categorias: Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, Melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som e a volta do Prêmio do Público com voto popular.

-Mostra Africana que conta com curadoria de Karolina Kalor e tem como objetivo reunir curtas de matriz africana mostrando diferentes técnicas de animação, perspectivas artísticas e abordagens sociais, além de contextos históricos e geopolíticos.

-Mostra Brasil com nomes consagrados e revelações como: "Tamo Junto", curta que conta com as participações dos cantores Criolo e Emicida.

-Mostra Erótica que traz pequenas histórias e outras formas de expressão reunidas em torno da temática do sexo e da sensuallidade

-Poesia Óptica: Retrospectiva Oskar Fischinger, uma seleção de curtas produzidos pelo artista, animador abstrato e cineasta alemão.

-Mostra Pernambuco com três sessões que oferecem um recorte na história do que foi produzido nas últimas cinco décadas da animação do Estado.
 
Serviço
12º Festival Animage
Data: 15 a 20 de novembro 2022
Onde: Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 - Boa Vista), Cinema da Fundação Derby (R. Henrique Dias, 609 - Derby) e Cinema da UFPE (Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da Universidade Federal de Pernambuco)
Ingresso: R$5 e gratuito na UFPE
Instagram: @animagefestival   

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter