Música

Após dois anos de pausa, Orquestra Criança Cidadã retoma concertos com público

Apresentação acontece neste domingo (12), às 16h, na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, e tem entrada gratuita

A Orquestra Criança Cidadã volta a se apresentar em sua formação completa, neste domingo (12), às 16h, em concerto aberto ao público, após um jejum de dois anos, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. O retorno aos palcos se dá após algumas apresentações de formações menores da Orquestra em lugares mais restritos, fazendo com que essa volta do público ocorresse de forma progressiva.

A escolha da Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem como palco para a apresentação é também muito significativa para todos, pois foi ali que o grupo realizou seu último concerto, em dezembro de 2019, antes do recesso causado pelas restrições sanitárias.

Para um concerto especial, um repertório especial, que vai do Barroco ao período de transição entre o Clássico e o Romântico, com obras representativas do universo sinfônico. A primeira peça do programa será a abertura da ópera "A flauta mágica", do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, seguida pelo "Concerto em sol maior para viola e orquestra de cordas", do compositor alemão Georg Philipp Telemann, e a "Sinfonia nº 3" do também alemão Ludwig van Beethoven, conhecida como a "Heroica".

Segundo o maestro José Renato Accioly, este “é um repertório bastante interessante, no sentido artístico. A terceira sinfonia [de Beethoven] é um divisor de águas, na música sinfônica, entre o ideal do Classicismo e o Romantismo. Ainda não é uma sinfonia romântica, mas é uma obra que já não está mais naqueles ideais de leveza, de equilíbrio, daquele tratamento que a música recebeu no Classicismo. É também uma obra de duração maior que as sinfonias anteriores do compositor”.

José Renato também faz questão de lembrar que esta é apenas a primeira apresentação da retomada da Orquestra e que, em seguida, haverá outras apresentações, o que inclui um concerto especial de final de ano, com um repertório de músicas natalinas, na Caixa Cultural Recife (no dia 18, às 17h).

A entrada, sujeita à lotação da igreja, para o concerto e a classificação etária são livres. Mas é importante ressaltar que o uso de máscara em ambientes internos continua sendo obrigatório no Estado de Pernambuco.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Igarassu
Os alunos do terceiro núcleo da OCC, sediado na zona rural de Igarassu, também participarão de seus primeiros concertos desde dezembro de 2019. Regidos pela professora Basemate Neves, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos de Igarassu apresentará um repertório de músicas regionais e natalinas no dia 14, às 15h, no Convento de Santo Antônio, no Centro de Igarassu.

Já no dia 16, a apresentação acontecerá na Igreja Evangélica Congregacional em Chã de Cruz, em Paudalho, com o mesmo programa e no mesmo horário (15h). A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos de Igarassu tem patrocínio da Ebrasil Epesa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

Concerto da Orquestra Criança Cidadã

Data: 12 de dezembro de 2021 (domingo)
Local: Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem - R. Maria Carolina, 500, Recife-PE.
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Veja também

Anitta dá beijão em 'crush' durante Domingão com Huck
TELEVISÃO

Anitta dá beijão em 'crush' durante Domingão com Huck

Françoise Forton guardou segredo sobre câncer por dez anos, mas quebrou silêncio para fazer alertaATRIZ

Françoise Forton guardou segredo sobre câncer por dez anos, mas quebrou silêncio para fazer alerta