APOSENTAR: UMA NOVA FASE?

A expectativa de muitos quando iniciam sua carreira e se aposentar, porém, ao estar nesta fase, os medos e as angustias que surgem nas pessoas e que geram questionamentos: iniciar uma nova fase ou ficar no mesmo?

Evento 05-10 Aroma e AncestralidadeEvento 05-10 Aroma e Ancestralidade - Foto: Divulgação

O texto aqui apresentado será descrito pela experiência de uma cliente, que tornou-se amiga, sobre sua nova fase após a aposentadoria: Neneca Celecinia.

Quando ainda trabalhando, ao procurar-me, sempre dispus a ajudar na nova jornada as pessoas, porém, nem sempre, temos amigos ou profissionais para nos auxiliar ou nos “empurrar”.

Neneca ministrará o curso Aroma e a Ancestralidade: a harmonia entre si (no Wizard, do Derby), após o desafio que fiz para esta expor conhecimentos de anos adquiridos em estudo sobre o tema.

Defendo a ideia que conhecimento adquirido deve ser exposto, pois ao apenas armazenarmos, somatizamos e excedemos em nossos corpos energias, vibrações e emoções por anos podemos ficar doente e ao ser compartilhadas se liberam e se espalham com vento. Todo conhecimento é positivo, a forma como cada um aplica na sua vida é que altera a vibração. Ao apenas acumular, fará um depósito apodrecido e que com certeza afeta a saúde de quem não compartilha.

Assim, feliz pelo desafio aceito por Neneca, pedi para que ela compartilhasse os temores antes dessa nova fase e convidamos os internautas para prestigiarem o curso dessa grande profissional, muito a transmitir em decorrência da bagagem adquirida na sua vida.

Agora tudo faz sentido!

Acabei de me aposentar, como Dentista, profissão que tenho orgulho de ter exercido com profissionalismo e dedicação.

Aposentadoria, todo mundo sonha com ela, mas quando ela aparece traz atrelada um grande vazio, comigo não foi diferente, pois gostava do que fazia, embora já estivesse me preparando para isso a pelo menos dois anos.

Em 2014, fui diagnosticada de uma doença autoimune, esclerodermia (a pele fica como uma queimadura - uma fibrose da pele, mesmo sem ter sofrido nenhuma queimadura), que acometeu minha mão e braço direitos, limitando um pouco o movimento dos dedos mínimo e anelar, além de não poder manusear alguns materiais odontológicos (exemplo: pó de sílica - gesso), como tinha o sistema imunológico comprometido no serviço público, onde não raro me deparava com tuberculose, hanseníase e tantas outras doenças infectocontagiosas.

Mesmo assim, aquele trabalho era minha vida, pois comecei como estagiária aos 17 (dezessete) anos, e ficava pensando como seria não ter mais os pacientes, colegas de trabalho, chefia te cobrando ações de saúde e tantos compromissos mais.

Então comecei a pensar: no que fazer ao me aposentar?

Entrei em um curso de escultura em barro (cerâmica), tornei-me participante do maracatu (toco alfaia) no grupo Yalu, e em 2014, comecei a fazer cursos de aromaterapia, enquanto a vida seguia em frente.

Ainda insegura e sem coragem de abraçar uma nova profissão aos 60 (sessenta) anos, resolvi comercializar com água de lençóis, sachês, difusor de ambiente e velas perfumadas.

Foi quando procurei Mariomar para analisar uma logomarca para o referido comércio. Então, ela me encorajou a expor meus conhecimentos dentro da aromatologia e dá uma oficina para falar sobre Aroma e Ancestralidade, aceitei o desafio encerrando os meus temores e iniciando a minha primavera aos 60 anos com mais confiança na nova fase, por expor meu conhecimento com a proposta de trabalhar pessoas com suas experiências de vidas e também seus traumas trazidos não só por elas, mas também da suas experiências familiares positivas e negativas.

Primavera que responde pelo nome de Neneca Celecínia.

Celecínia, nome da minha avó materna, muito querida, mas por ser um nome forte e incomum foi desde criança apelidada de Neneca (minha mãe me chama de boneca e meus irmãos passaram a me chamar Neneca).

Assim, desabrocha nessa nova fase e assumindo tudo que fui, o que estudei, o que construí e uma das minhas novas paixões que é estudar aromaterapia e assim considero-me eterna aromatóloga, eu sou a Neneca Celecínia.”

Como amiga e colega de estudos holísticos, só tenho uma palavra, seja bem-vinda nessa nova fase e sempre estarei ao seu dispor Neneca Celecínia.

Que os nossos internautas possam ver e ter no percurso das suas caminhadas amigos e profissionais para nova fase que possa surgir nas suas vidas. Medos e angustias foram feitos para serem enfrentados, trabalhados e transmutados. Nascemos para ser feliz e darmos o primeiro passo depende de cada um de nós.

Milhões de beijos iluminados,

05/10 – das 9h às 17h – CURSO de Aroma e a Ancestralidade: harmonia entre si ministrado por Neneca Celecinia. Local: Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 217 - Derby, Recife - PE - (81) 3421-7055.

Perfil
* Mariomar Teixeira – Formada em Secretariado na UFPE, mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE com o título da dissertação: “Gênero e Desenvolvimento Sustentável: estudo junto a assentados e assentadas em Cabo de Santo Agostinho, Mata Sul de Pernambuco.”. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar, cozinhar e jardinagem. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Em 2017, retorna a escrever no Portal Folha PE com a coluna Holística, escrevendo e postando entrevistas que engrandeçam o desenvolvimento humano de alguma forma; assim como também divulga a Agenda Holística com eventos, cursos e serviços no foco crescimento e bem-estar humano.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Nanda Costa fala da estreia internacional no filme 'Monster Hunter': 'Me senti começando'
Artista

Nanda Costa fala da estreia internacional no filme 'Monster Hunter': 'Me senti começando'

'O Álbum de Natal da Grande Família' reprisa especial natalino da série
Comédia

'O Álbum de Natal da Grande Família' reprisa especial natalino da série